Daiane e Laís passam à final do solo do Mundial

Daiane dos Santos passou sufoco, mas garantiu vaga para disputar a final do solo no Mundial de Ginástica Artística, em Aarhus, na Dinamarca. A brasileira teve nesta terça-feira (17) de esperar e torcer pela segunda rodada da eliminatória com a participação de países como China, Rússia e Ucrânia para confirmar sua oitava posição na decisão – no dia anterior, ela havia sido a quinta melhor e apenas oito atletas avançam à final.

Campeã mundial em 2003, Daiane decide o título no sábado, na prova que tem a chinesa Fei Cheng classificada com a melhor nota – 15,465 contra 15,050 de Daiane. Outra brasileira na disputa é a paulista Laís Souza, que garantiu a quinta posição, com 15 150.

Daiane não participava de uma competição desde a etapa da Copa do Mundo de Moscou, em maio, quando sagrou-se campeã. De lá para cá, aproveitou a ausência nos torneios para aperfeiçoar e limpar sua coreografia embalada por "Isto aqui o que é", de Ary Barroso.

Destaque da nova geração, Laís ficou fora do Mundial de Melbourne, na Austrália, no ano passado, com uma contusão na perna direita após sofrer uma queda nas barras assimétricas enquanto fazia o aquecimento. Ela teve de adiar sua estréia em Mundiais. Na Dinamarca, a ginasta de 17 anos tem sido o destaque do Brasil. Está credenciada para quatro finais – três individuais.

"Fiquei muito feliz e surpresa com meus resultados. Consegui realizar séries limpas na maioria dos aparelhos e isso ajudou toda a equipe. Agora é tentar repetir a fórmula nas finais", disse Laís, que amanhã entra em cena na final por equipes ao lado de Daniele Hypólito, Bruna Costa e Daiane.

O Brasil se classificou na sétima posição com 230,475 pontos. Os Estados Unidos lideram, com 243,325, seguidos pela China, com 239,525. Com o resultado, as brasileiras asseguraram vaga por equipes para o Pré-Olímpico do ano que vem, na Alemanha – as 24 melhores seleções participarão do torneio e apenas 12 garantirão vaga à Olimpíada de Pequim/2008.

Laís também estará na final do individual geral, quando a atleta compete nos quatro aparelhos (solo, salto, trave e assimétricas). A decisão será na quinta-feira e a ginasta está classificada em quinto lugar. A melhor foi a norte-americana Chellsie Memmel. Também competirá no salto (oitavo lugar) e solo (quinto), com finais sexta e sábado.

Daniele Hypólito também fará a final no individual geral. Ela obteve a 22ª colocação, mas foi para 18ª, já que quatro ginastas estão fora da final porque só podem competir duas por país. No masculino, Diego Hypólito fará as finais no solo e salto, com finais sexta e sábado.

Voltar ao topo