Curso, em Curitiba, ensina a resolver conflitos pelo método da não violência

A Prefeitura de Curitiba promoveu nesta sexta-feira (15), no auditório da Escola Municipal Omar Sabbag (bairro Cajuru), curso de resolução de conflitos baseado na cultura da não violência. Participaram representantes das 168 escolas municipais, das secretarias da Saúde e da Defesa Social e da Fundação de Ação Social (FAS). O tema da oficina foi: "Conflitos, Diálogos e Não-Violência: o Caminho é a Meta".

O encontro começou contou com palestra de Vitor Caruso Júnior, da Associação Ciência Meditativa de Cultura da Paz e Ação Social. Caruso tem formação em economia e programação neurolingüística, é professor de yoga e autor de diversos livros. Ele apresentou uma metodologia de resolução de conflitos baseada na filosofia de Mahatma Gandhi, com exemplos práticos do dia a dia, como situações familiares ou profissionais.

A oficina é uma promoção do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Secretaria Municipal da Educação e coordenação do programa Comunidade Escola. A oficina é uma preparação para um seminário de nove horas que será realizado em 7 de outubro, no auditório do Colégio Santa Maria, sobre o mesmo tema.

A coordenadora do Comunidade Escola, Liliane Sabbag, disse que a idéia é atrair mil funcionários para participar do curso no dia 7. "A expectativa é fazer de Curitiba uma referência no Brasil no que diz respeito à presença de educadores preocupados com a resolução pacífica de conflitos", disse. "O objetivo é mostrar que as divergências podem ser resolvidas com novas atitudes, calcadas no princípio da não violência", acrescentou.

Voltar ao topo