Para urgências!

Você sabe em quais situações deve acionar uma ambulância do Samu?

Foto: Giuliano Gomes

Salvar vidas, 24 horas por dia, todos os dias da semana, em qualquer ponto da cidade. Esse é o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Curitiba. São cerca de mil ligações recebidas diariamente pelo número 192, que resultam em cerca de 800 ocorrências por dia. “Nosso objetivo é encaminhar a pessoa certa ao lugar certo e no tempo certo”, explica o diretor do Departamento de Urgência e Emergência de Curitiba e do Samu, Pedro de Almeida.

O Samu atende casos de emergências clínicas, como infarto e convulsão. Os pacientes são atendidos por equipes especializadas, com médicos, enfermeiros e socorristas, que determinam o encaminhamento conforme a gravidade. “Com o apoio dos médicos da Central de Regulação, definem se basta o atendimento no local ou se é necessária a transferência para uma Unidades de Pronto Atendimento [UPA] ou para um hospital”, explica Almeida.

O serviço do Samu é ofertado 24 horas por dia para atendimentos de urgência e emergência em Curitiba praticamente toda a Região Metropolitana, seja em residências, locais de trabalho ou vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita pelo 192.

O Samu deve ser acionado em casos de problemas cardiorrespiratórios, queimaduras graves, intoxicação, crises hipertensivas, choque elétrico grave, tentativas de suicídio, afogamento e outros acidentes em que seja necessário oferecer socorro à vítima.

O diretor do Samu lembra que durante a ligação é fundamental responder corretamente às questões da equipe de teleatendimento, como o estado da vítima (se ela está consciente, conversa, mexe braços e pernas, por exemplo) e sobre o local da ocorrência. Informar o endereço correto e com referências (ruas que fazem esquina e outros pontos de localização) facilita o acesso das ambulâncias e diminuem o tempo de chegada do atendimento.

Atualmente, o Samu em Curitiba conta com 26 ambulâncias (incluindo 9 UTIs móveis), além de um helicóptero. Em janeiro de 2017, foi iniciada a atualização da frota, com seis novas ambulâncias (cinco enviadas pelos governo federal e uma pelo governo estadual). A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba solicitou ao Ministério da Saúde a substituição dos outros veículos, o que deve ocorrer até março.