Campanha nacional

Vacinação contra sarampo na rede pública será intensificada a partir de segunda

Foto: Divulgação/SMCS/Daniel Castellano

Começa, nesta segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2019, com o objetivo de tentar interromper a circulação do vírus do sarampo no país e proteger os grupos mais acometidos pela doença. Em Curitiba, todas as 110 unidades de saúde vão participar.

Há casos confirmados da doença em 19 estados brasileiros, a maior parte concentra-se em São Paulo, com 5.411 confirmações – 3.113 só na capital paulista. Em Curitiba, são 45.

De acordo com a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, entretanto, a campanha será “seletiva”, ou seja, a vacinação será para pessoas que façam parte do público-alvo e que não tenham sido vacinadas anteriormente ou que não estejam com a situação vacinal em dia.

+Leia também: Explosão em cozinha deixa idoso com 70% do corpo queimado em Curitiba

Primeira etapa será para crianças

Serão duas etapas de campanha. A primeira acontece de 7 a 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, nas 110 unidades de saúde de Curitiba. No dia 19 de outubro, sábado, haverá o dia D, em que algumas unidades vão abrir para a intensificação da vacinação.

Nesta primeira etapa da campanha, o público-alvo são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

De acordo com a coordenadora da Central de Vacinas de Curitiba, Leia Regina Silva, na primeira etapa da campanha, o foco no município deve ser principalmente os bebês de 6 a 11 meses, uma vez que a recomendação de vacina para crianças nesta faixa etária é recente pelo Ministério da Saúde (leia mais abaixo).

“Para as crianças de 1 ano de idade a nossa cobertura é de 103,2% hoje. E, nos dez anos anteriores, essa cobertura ficou entre 93% e 100,4%”, explica Leia.

A médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Marion Burger, lembra que é importante também que os pais verifiquem se a carteira de vacinação está completa. “Para crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade, é importante verificar se há, além da primeira, o registro da segunda dose da vacina contra o sarampo (tríplice ou tetra viral)”, diz Marion.

+Leia também: Mecânico morre atingido por peça após ‘explosão’ em carro de competição

Segunda etapa será para jovens adultos

A segunda etapa da campanha acontece de 18 a 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, nas 110 unidades de saúde de Curitiba. O dia D será no dia 30 de novembro, sábado, em que algumas unidades vão abrir para a intensificação da vacinação.

Nesta segunda etapa, o público-alvo são os jovens adultos de 20 a 29 anos de idade.

Segundo o Ministério da Saúde, a escolha do público-alvo da primeira etapa, principalmente aqueles menores de 1 ano, se deve pelo fato de nesta faixa etária haver maior incidência da doença (número de casos por população) e risco de desenvolver complicações decorrentes do sarampo.

Já o público-alvo da segunda etapa foi escolhido por nesta faixa etária haver maior número de indivíduos que são acometidos (em números absolutos) pela doença no surto registrado no país.

+Leia também: Onça-pintada faz rara aparição e é filmada no Litoral do Paraná; assista!

Esquema vacinal

De acordo com o calendário de rotina do Ministério da Saúde, crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após 1 ano de idade. Adultos de 30 a 49 anos devem ter pelo menos uma dose, feita após 1 ano de idade.

Desde 22 de agosto, o Ministério da Saúde também autorizou uma dose extra para bebês de 6 a 11 meses. Essa dose promove imunidade temporária, sendo necessário, após um ano, realizar as vacinas previstas no calendário de rotina da criança.

A vacina é contraindicada para menores de seis meses, gestantes, pacientes imunodeprimidos ou com histórico de reação alérgica grave, após dose prévia ou após contato com as substâncias que compõem a vacina. Recomenda-se também um intervalo de 30 dias após a vacina para as mulheres tentarem engravidar.

Até setembro deste ano, foram realizadas em Curitiba 159.830 doses de vacina contra o sarampo – 66% a mais do que o ano anterior todo e mais que o dobro das realizadas durante todo o ano de 2017.

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo

Primeira etapa
De 7 a 25 de outubro – de segunda a sexta-feira, em horário comercial, em 110 unidades de saúde
Dia D – 19 de outubro (algumas unidades abrirão neste sábado)
Público alvo – crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade

Segunda etapa
De 18 a 30 de novembro (segunda a sexta-feira, em horário comercial, em 110 unidades de saúde)
Dia D – 30 de novembro (algumas unidades abrirão neste sábado)
Público alvo – população de 20 a 29 anos de idade

Curitiba tem passeio de trem por 20ão neste fim de semana; veja detalhes!