Testes

Vacina da Johnson & Johnson contra covid-19 que seria aplicada em curitibanos tem teste suspenso

vacina covid-19 Johnson & Johnson,
Foto: FreePik.

Os testes da vacina contra covid-19 da empresa Johnson & Johnson, que seriam aplicados em voluntários em Curitiba na primeira quinzena de outubro, precisaram ser suspensos após uma doença ainda sem explicação em um dos participantes da terceira fase. A vacina é uma das quatro que estão em fase final de testes em humanos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária já foi notificada sobre o “evento adverso grave”. Em todo o Brasil apenas 12 pessoas tinham tomado a dose e nenhuma delas teve reações inesperadas.

+Sem pânico! Entenda a suspensão dos testes de vacinas contra covid-19

Até o surgimento desta doença em um dos participantes os resultados preliminares parciais apontavam que a vacina contra covid-19 da Johnson & Johnson era segura. Lembrando que a pausa nos testes faz parte do procedimento padrão, assim como ocorreu com a vacina de Oxford, que precisou ser suspensa também para a verificação de dados sobre a segurança da vacina.

Em nota oficial a Johnson & Johnson explicou que eventos adversos – doenças, acidentes etc – mesmo aqueles graves, “são uma parte esperada de qualquer estudo clínico, especialmente grandes estudos”. A doença que acometeu o paciente será analisada e encaminhada ao Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados.

Por conta do ocorrido a empresa suspendeu as inscrições online para a testagem que seria feita em 60 mil pacientes.

Voltar ao topo