Será seguro?

Urbs promete regulamentar nesta semana serviço de Mototaxi em Curitiba

Foto: Arquivo/Rodrigo Cunha/Tribuna do Paraná.

Uma nova regulamentação do serviço de mototáxi em Curitiba, com transporte remunerado de passageiros, deve estar liberado até o próximo fim de semana. A informação foi confirmada pelo presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia, na manhã desta segunda-feira (03).

De acordo com Ogeny, Curitiba não tinha a intenção de liberar a atividade de mototáxi, mas devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu que a proibição é ilegal por se tratar de atividade legítima, exercida de livre iniciativa e autorizada pela Constituição, a capital paranaense agora se prepara para ter uma nova atividade nas ruas já nos próximos dias.

“Vem por força legal, federal. Faremos a regulamentação até o fim de semana com decreto regulamentado e portarias emitidas tornando o serviço regular. Nós temos que regulamentar, pois o serviço é mais arriscado. Temos muitos acidentes de moto em Curitiba e isso vai aumentar. A fiscalização deve ser intensa e com todos os requisitos legais em dia”, disse o presidente da Urbs.

Obrigações dos permissionários

Os veículos destinados ao serviço de mototáxi deverão obedecer regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ter documentação completa e atualizada sendo que o motociclista permissionário deverá oferecer todos os equipamentos de proteção ao passageiro como capacete extra, touca descartável, e outros itens de segurança. “O motorista precisa ter capacitação profissional, carteira exercendo atividade remunerada (EAR), e placa vermelha para obter a autorização”, completou Ogeny.

O ponto-chave para liberar o mototáxi em Curitiba vai ser a alteração de duas leis municipais em vigor: a 13.957/2012, que regulamenta o serviço de táxi na cidade, e a 11.738/2006, que trata do motofrete.

Na primeira norma, seria modificada a redação do parágrafo 1º do artigo 2º, autorizando “os serviços de transporte remunerado de passageiros, por meio de motocicletas, sob respectiva licença”. Na outra lei, o substitutivo pretende revogar o parágrafo 3º do artigo 1º, que hoje veda o transporte remunerado de passageiros.

“Diante da crise nacional que o Brasil está atravessando, em que o mercado de trabalho está escasso e o número de desempregados é altíssimo, essa modalidade de transporte fornece mais uma fonte de renda lícita aos curitibanos”, justificou o vereador Zezinho Sabará (União), um dos grandes defensores do projeto de liberação na Câmara Municipal de Curitiba.

99 Motos

Foto: Reprodução/Instagram @voude99

Entre as empresas que farão o serviço está a 99 motos. Segundo a empresa, a modalidade oferece aos usuários uma alternativa de mobilidade para deslocamentos diários com valores ainda mais inclusivos para os passageiros. O serviço é em média 30% mais econômico que o 99Pop, opção de transporte por carro. A empresa destacou que a Categoria conta com mais de 50 recursos de segurança dentro do aplicativo.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.