A partir de segunda-feira (11), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cajuru, em Curitiba, será fechada para o início de obras de revitalização. A previsão é de que as reformas durem cerca de 120 dias, equivalente a quatro meses.

continua após a publicidade

O projeto inclui reparos e manutenções gerais, pintura interna e externa, revisão das instalações hidráulicas e elétricas, além da revitalização dos revestimentos de piso. Também serão aplicadas pastilhas nas paredes das áreas de circulação e das salas de observação. 

Algumas portas e janelas serão trocadas e as coberturas passarão por revitalização. A recepção, as salas de classificação de risco e os consultórios serão adaptados para a implantação do Circuito Direcionado de Atendimento (CDA).

No CDA, os pacientes recebem uma identificação na recepção e na triagem conforme a classificação de risco. Depois, são encaminhados a um “box”, onde recebem assistência. O médico atende o paciente nesse local, que pode receber medicação ou curativo sem precisar se deslocar para outros setores.

Com UPA Cajuru fechada, saiba onde buscar atendimento

continua após a publicidade

Durante esse período, casos leves podem ser atendidos via Central Saúde Já, pelo telefone 3350-9000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive nos feriados; e sábados e domingos, das 8h às 20h. 

De segunda a sexta, situações de baixa complexidade também podem ser resolvidas em uma das 107 unidades de saúde de Curitiba, distribuídas pelas dez regionais. Para casos mais graves, a população pode buscar atendimento em uma das oito UPAs do município. As unidades mais próximas da região do Cajuru são:

  • UPA Boqueirão, localizada na rua Professora Maria de Assumpção, nº 2590, no bairro Boqueirão;
  • UPA Boa Vista, localizada na Avenida Paraná, nº 3.654, no bairro Bacacheri.
continua após a publicidade

Em situações graves, é possível solicitar atendimento pelo Samu, por meio do telefone 192.