Temporada de transtornos

Três meses de bloqueios na BR-277: obras na encosta vão ao menos até março

Imagem mostra um guindaste trabalhando no deslizamento da BR-277
Foto: Divulgação/DER.

Desde a queda de barreira no dia 15 de outubro de 2022, a BR-277 no sentido Paranaguá está parcialmente bloqueada. Pedras da encosta interditaram a região entre o km 39 e km 41, em Morretes, e desde então obras são feitas para garantir a segurança da rodovia aos motoristas.

Nesta quarta-feira (18), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informou que vai concluir mais uma etapa das obras nos próximos dias, coma retirada de seu guindaste no trecho.

LEIA TAMBÉM:

>> Chuva forte provoca alagamentos por Curitiba pelo terceiro dia seguido

>> Políticos de Curitiba e do interior do Paraná estão entre os presos por vandalismo em Brasília

Com isso, a rodovia ficará com três faixas operando do km 39 ao km 41, e em duas faixas somente na altura do km 42, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atua com guindaste próprio, em outro ponto de escorregamento de rochas.

Obras de contenção do talude

O DER está com guindaste e um caminhão com jato de água de alta pressão no trecho, desde 9 de janeiro, para realizar os serviços emergenciais de contenção de talude danificado. Eles consistiram na remoção de blocos soltos e lascas de rocha da encosta, bem como de terra sem contenção. O objetivo é evitar que esse material eventualmente caia sobre a pista, fazendo a sua retirada de modo controlado, com segurança para usuários e funcionários da obra.

No km 39, onde o escorregamento de terra foi de porte menor, continuam em andamento os serviços de execução de muro de solo-cimento na base do talude, garantindo contenção de materiais eventualmente deslocados pela ação das chuvas.

O guindaste também foi utilizado no local, bem como um equipamento semelhante, de menor porte. Ainda foram implantados dispositivos de drenagem para garantir que a água não fique acumulada na pista ou acostamento.

A previsão é de liberação de quatro faixas da BR-277 entre o km 39 ao km 41 até o dia 25 de fevereiro, com as obras prosseguindo na encosta até o final de março, mas sem necessidade de grandes desvios de tráfego nestes km.

O DER/PR explicou que permanece monitorando as condições da encosta, bem como o impacto das condições climáticas no local, com chuvas prolongadas podendo atrapalhar o andamento da obra.

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.