O Tribunal de Justiça do Paraná publicou, nesta terça-feira (25/11), o edital do novo concurso para juiz substituto. Ao todo, serão 20 vagas com salário inicial de R$ 34.083,41. As inscrições, feitas exclusivamente pela internet, começam no dia 1º de dezembro e seguem até 2 de janeiro de 2026.
Das vagas abertas, 12 são destinadas à ampla concorrência. O edital também reserva 1 vaga para pessoas com deficiência, 5 vagas para candidatos negros (pretos e pardos), 1 vaga para indígenas e 1 vaga para candidatos quilombolas.
Para participar, é necessário pagar a taxa de inscrição de R$ 340,83. Os candidatos também precisam comprovar, no mínimo, três anos de atividade jurídica após a obtenção do diploma, ter menos de 65 anos na data da posse e atender a todos os requisitos especificados no edital.
Etapas de seleção
A primeira fase será composta por uma prova objetiva, com questões de direito organizadas em três blocos temáticos. Depois, os aprovados seguirão para a etapa discursiva, para a prova prática de sentenças e para os exames de aptidão física e mental. A etapa seguinte será a prova oral. O processo se encerra com a avaliação de títulos, que integra a nota final do concurso.
A prova objetiva está prevista para os dias 10 e 11 de maio de 2026. Após a primeira etapa, poderão avançar até 200 candidatos para a prova discursiva, número que pode chegar a 300 após julgamento de recursos.
O conteúdo programático e demais orientações estão disponíveis no edital publicado no site da FGV, banca responsável pela organização do concurso. Veja mais sobre o Tribunal de Justiça do Paraná.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉
