Tempestade

Veja os estragos que o temporal de granizo causou na Grande Curitiba

Foto: Colaboração
Foto: Colaboração

Curitiba e as cidades da Região Metropolitana foram atingidas por um temporal com granizo, vendaval e raios no final da madrugada desta quinta-feira (30). A chuva começou por volta das 5h e além de assustar os moradores, provocou estragos em muitas regiões. As chuvas fortes estavam previstas pelo  Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e atingiram não somente a RMC, como também outras áreas do do Paraná. O tempo deve ficar instável ao longo de todo o dia.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Acompanhe em tempo real as ruas bloqueadas e o trânsito após o temporal em Curitiba!

Tamanho das pedras assustou. Foto: Colaboração
Tamanho das pedras assustou. Foto: Colaboração

Estragos

Segundo o Simepar, a tempestade está seguindo para o Estado de São Paulo. O ponto crítico do temporal ocorreu em 15 minutos com um volume de 11 milímetros. A previsão segue sendo de chuva durante todo o dia, mas de maneira menos volumosa.

Segundo a Defesa Civil do Paraná, em Curitiba cerca de 500 casas foram atingidas, além de outras 400 em Pinhais, 300 em Quatro Barras, 250 em Piraquara, 200 e São José dos Pinhais e 125 em Colombo. Não há números consolidados de Rio Branco do Sul, cidade mais atingida pelo granizo na RMC.

+ Chuva destrói parte de Posto de Saúde na Grande Curitiba

No bairro Bacacheri, algumas pedras de granizo chegaram quase ao tamanho de bolas de ping-pong. Já existem relatos de estragos. A janela de um apartamento no 4° andar de um prédio no Boa Vista foi quebrada pela força do gelo.

Escolas

Duas escolas da rede municipal de ensino suspenderam as aulas nessa quinta, devido aos transtornos causados pelo temporal. As atividades foram canceladas nas escolas Michel Khury e Rachel Mader Gonçalves, na Regional Cajuru. Equipes da prefeitura estão trabalhando nas unidades atingidas para possibilitar a volta das aulas.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação apenas a Escola Municipal Michel Khury, no Uberaba,  terá as aulas suspensas nesta sexta-feira (31). Para garantir a segurança dos estudantes, professores e funcionários, a escola deve retomar o atendimento na segunda-feira (3) e o dia letivo será reposto posteriormente.

Imóveis sem luz

O granizo que caiu foi suficiente pra ser o despertador de toda a vizinhança. Os raios demoravam poucos segundos entre si. Muitos bairros da cidade ficaram sem luz e também registraram alagamentos.

Segundo a Copel, que ainda faz o levantamento de todos os estragos causados pela chuva, Curitiba teve 41 mil unidades consumidoras sem energia. Na região metropolitana, são mais 9,5 mil imóveis sem luz, com destaque para Piraquara, com 2,7 mil, e Quatro Barras, com 1,2 mil unidades sem energia. A empresa garante que realiza ‘manobras’ na rede para isolar os locais afetados e restabelecer a energia nos imóveis.

Um dos bairros mais atingidos pela queda de energia foi o Campo Comprido. A região no entorno do terminal está sem luz, assim como o próprio terminal, e existem relatos de que uma placa caiu na Rua João Falarz.

+ Por causa da chuva, 20 bairros de Curitiba ficam sem água nessa quinta

Árvores caídas

Foram, ao todo, 118 pedidos de retiradas de árvores e galhos caídos registrados pela prefeitura.Os bairros atingidos com a queda de galhos foram Uberaba, Jardim das Américas, Santa Quitéria, Mercês, Hauer, Água Verde, Bigorrilho, Cajuru e Boa Vista.

A queda destes galhos e árvores complicou o trânsito em diversas vias de Curitiba, como nas ruas Brasílio Itiberê, no Rebouças, e na Silveira Neto, no Água Verde. De acordo com a prefeitura, sinaleiros dos cruzamentos da Avenida República Argentina também ficaram apagados pela falta de energia. Na esquina das ruas Major França Gomes com Professor Fábio de Souza, uma árvore caiu sobre uma casa e o cruzamento está fechado para o trânsito. No Seminário, ao menos duas árvores caíram na Rua Jaime Veiga, fechando totalmente a via.

No Centro, na esquina das avenidas Marechal Deodoro com Marechal Floriano Peixoto, a queda de uma árvore fecha parcialmente o cruzamento.

A porta de vidro de uma agência do Banco Itaú, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, também foi destruída. Ainda não se sabe se foi em decorrência dos ventos fortes ou se foi um ato de vandalismo. Segundo testemunhas, a porta em questão costuma ficar “mais solta” e balança com ventos fortes. Nenhum funcionário do banco quis comentar o ocorrido.

Na Praça da Espanha, uma árvore caiu e é um dos focos do trabalho das equipes da prefeitura desde o começo da manhã. Com a queda, a árvore levou também a fiação e até um poste acabou arrancado, mas não afetou moradores.

A Rua Fernando Simas foi completamente bloqueada entre a Alameda Doutor Carlos e Carvalho e a Rua Saldanha Marinho. O trânsito só deve ser liberado quando a situação for completamente resolvida e não há previsão.

No entorno do Passeio Público, no Centro, uma árvore caiu em cima de dois carros que trafegavam pela rua Luiz Leão, no sentido Teatro Guaíra. Ninguém ficou ferido, mas o trânsito ficou em apenas uma pista.

Acidentes de trânsito

Na Avenida das Torres, no Uberaba, um acidente deixou uma pessoa morta. O resgate chegou a ser acionado, mas quando a ambulância do Siate chegou ao local, o motorista já estava morto. No Hauer, sinaleiros estão desligados devido ao grande número de galhos que caíram sobre a rede elétrica durante a tempestade.

No Hugo Lange, no cruzamento da Rua Padre Germano Mayer com a Augusto Stresser, um acidente com um ônibus e dois carros complica o trânsito na região. No Pilarzinho, um carro caiu dentro de um dos lagos do Parque Tingui. Não há informação sobre feridos nos dois incidentes.

+ Vento forte arremessa cama elástica em fios de luz no Boa Vista

Rua Jaime Veiga, no Seminário. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Rua Jaime Veiga, no Seminário. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Atendimentos da Defesa Civil

A Defesa Civil de Curitiba recebeu mais de 150 solicitações de lonas plásticas devido à quebra de telhas em residências até a tarde desta quinta-feira. “Nossas equipes estão todas nas ruas e está dando apoio a população. Começamos a receber ligações a todo o momento. A chuva começou na região Sul ali por 5h30 da manhã e se encaminhou para a região Central e Norte de Curitiba”, disse Nelson Ribeiro, Coordenador da Defesa Civil de Curitiba à Rádio Banda B.

+ Violência contra a mulher e machismo são temas de palestras para pedreiros em Curitiba

Os pedidos eram principalmente para os bairros Cajuru, Boqueirão, Boa Vista, Portão, Pinheirinho, Santa Cândida e Santa Felicidade. Até o momento, ninguém se feriu com a tempestade segundo a Defesa Civil Municipal.

Famílias afetadas

De acordo com a Fundação de Ação Social (FAS)  foram atendidas até o final da manhã desta quinta-feira 102 famílias atingidas pelo temporal. Oitenta destas famílias moram na Regional Cajuru, a mais afetada pelas chuvas, e 32 na Regional Portão.

A prefeitura ainda informou que mobilizou 180 profissionais da Defesa Civil, Setran, Guarda Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, das Administrações Regionais, da FAS, Educação e Saúde para atender as ocorrências causadas pelas chuvas.

Grande Curitiba

A forte chuva e a queda de granizo atingiram também muitas das cidades da região metropolitana. Em Rio Branco do Sul, vídeos que circulam em redes sociais mostram moradores com os telhados destruídos, alguns removendo centímetros de pedras de granizo que se acumularam nos quintais. Cerca de 100 pessoas estão desabrigadas na cidade. Campina Grande do Sul, Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais também foram atingidas pelo temporal, segundo moradores.

Campanha da Defesa Civil do Paraná. Foto: Divulgação/Defesa Civil
Campanha da Defesa Civil do Paraná. Foto: Divulgação/Defesa Civil

 

No quartel da Defesa Civil de Colombo, cerca de 60 pessoas aguardam em uma fila para conseguir pegar lona, já que as pedras que caíram na tempestade deixaram diversas casas destelhadas.

+ Inconformado com o término, homem mata ex-namorada a facadas

Máfia da cidadania italiana é descoberta em Curitiba e 5 mil processos são cancelados