No Centro

Mais duas importantes ruas de Curitiba vão ganhar faixas exclusivas para ônibus

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Depois da Rua General Mário Tourinho, no Seminário, outras duas ruas de Curitiba vão ganhar faixas exclusivas para ônibus em breve. Desta vez, as mudanças vão acontecer no Centro, mais especificamente nas ruas André Barros e Alfredo Bufren/Amintas de Barros.

 

De acordo com informações da Prefeitura de Curitiba, o trabalho começará pela André de Barros, onde a faixa de circulação exclusiva para ônibus terá extensão de 500 metros. A previsão é de que, nessa via, a mudança passe a valer já no dia 4 de fevereiro.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Localizada ao lado direito da via, a faixa exclusiva começará no cruzamento com 24 de Maio, na Praça Rui Barbosa – de onde saem ônibus com destinos diversos – e vai até a Rua Desembargador Westphalen. O serviço de nova sinalização começa a ser executado nos próximos dias por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran).

Já a outra faixa exclusiva prevista deve ser implantada entre os meses de fevereiro a março, começando na Travessa Alfredo Bufren e continuando na via, quando ela passa a se chamar Amintas de Barros, entre as ruas Presidente Faria e General Carneiro, totalizando uma extensão de 750 metros.

+Leia também: Uber Juntos incomoda empresas de ônibus, que pedem à Urbs sua suspensão

Transporte coletivo mais agilizado

Ainda segundo a administração municipal, as novas faixas exclusivas atendem a uma solicitação da Urbs, que gerencia o transporte coletivo. “O objetivo é que tenhamos um ganho no tempo de deslocamento das linhas de ônibus que passam por ali, diminuindo o tempo de percurso aos passageiros, que somam 15 mil pessoas por dia”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

O total de passageiros que circulam pela André de Barros está distribuído entre 52 ônibus de dez linhas urbanas: (Universidades, Água Verde/Abranches, Juvevê/Água Verde, Jardim Social/Batel, Rua XV/Barigui, Cristo Rei, Vila Sandra, Tramontina, Linha Turismo e Bairro Novo).

+Leia também: Temperatura chega aos 34 graus hoje em Curitiba! Chuva deve refrescar!

Já no trecho onde será implantada a faixa da Alfredo Bufren/Amintas de Barros circulam 13 linhas e 67 ônibus por dia, que atendem mais de 41,2 mil passageiros: Circular Centro (horário), Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Augusto Stresser, Jardim Social/Batel, Itupava/H.Militar, Detran/Vicente Machado, Capão da Imbuia/Parque Barigui, Higienópolis, Hugo Lange, Sagrado Coração, Pinhais/Campo Comprido, Bairro Alto/Santa Felicidade.

Taxistas podem circular pela faixa exclusiva do transporte coletivo, desde que estejam transportando passageiros, conforme prevê decreto municipal 472/2016. Já a parada de táxis nas faixas exclusivas é proibida, inclusive para embarque e desembarque. “As faixas exclusivas também podem ser utilizadas por ônibus metropolitanos e escolares”, salienta a superintendente.

Fila gigantesca é registrada no Centro de Curitiba!