Alternativa

Buffet por quilo pode reabrir em Curitiba, mas com método diferente de servir a comida

Foto: Arquivo/Gazeta do Povo.

Os restaurantes que servem comida no sistema de buffet em Curitiba poderão reabrir as portas no formato de rotisseria, comuns em mercados, em que o cliente aponta a um atendente pela vitrine o que deseja e recebe o prato montado. É o que ficou acertado após uma reunião realizada nesta terça-feira (28) entre representantes da regional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) e o prefeito da cidade, Rafael Greca (DEM).

+Leia mais! Para evitar aglomerações, Urbs quer ônibus saindo de terminais com lotação máxima de 50%

Os estabelecimentos estavam fechados por decreto desde meados de março para conter o avanço do coronavírus na cidade, tanto que o sistema self-service estava proibido. A prefeitura alegava que o autosserviço favorecia o contágio do coronavírus pela manipulação de utensílios e a proximidade das pessoas com os alimentos, dispersando mais facilmente gotículas de saliva sobre os preparos.

Desde então, poucos restaurantes self service conseguiram mudar o formato por conta. A maioria estava localizada dentro de supermercados, mas não havia um regramento até agora. Com a reunião, o presidente da entidade, Nelson Goulart Junior, diz que será mais fácil para os outros restaurantes voltarem a funcionar com segurança.

“As mudanças que os restaurantes precisam fazer são bem pequenas, com o aproveitamento dos balcões do buffet para o de rotisseria, bastando apenas colocar um vidro ou acrílico na frente. Muitos mais barato do que transformar um estabelecimento inteiro em um restaurante à la carte”, explica.

Na reunião, a Abrasel apresentou à prefeitura uma proposta de regramento sanitário para a reabertura dos restaurantes enquanto durarem as restrições de isolamento social. Segundo a Abrasel-PR, Curitiba tem atualmente cerca de 12 mil estabelecimentos com este perfil, atendendo em buffets self service.

+Viu essa? Bares e restaurantes podem demitir até 50 mil no Paraná por causa da crise do coronavírus

“Estamos finalizando com o Sebrae um manual para a operação deste tipo de restaurante e, na terça-feira da semana que vem, o lançaremos com o apoio didático de cursos pela internet [para qualificar os empreendedores]”, completa Goulart.

A prefeitura informou que vai encaminhar o documento para a análise da Vigilância Sanitária e posteriormente disponibilizado em definitivo aos empresários.

“Temos que trabalhar nossa economia com garantias de saúde, com responsabilidade social. Coisa que eu percebo nesse guia da Abrasel, que logo será editado e disponibilizado aos interessados”, disse Greca.


Precisamos do seu apoio neste momento!

Este conteúdo te ajudou? Curtiu a forma que está apresentado? Bem, se você chegou até aqui acredito que ficou bacana, né?

Neste cenário de pandemia, nós da Tribuna intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise. Bora ajudar?

Ao contribuir com a Tribuna, você ajuda a transformar vidas, como estas

– Pai vende vende 1000 bilhetes de rifa com a ajuda da Tribuna pra salvar o filho
– Leitores da Tribuna fazem doação de “estoque” de fraldas para quíntuplos
– Leitores se unem para ajudar catadora de papel de 72 anos

E tem várias outras aqui!

Se você já está convencido do valor de sua ajuda, clique no botão abaixo


Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: