Fazendo o bem

Restaurante e ONG de Curitiba doam refeições a pessoas em situação de rua durante pandemia

Restaurante no Bairro Alto está doando marmitas para quem não tem condições de comprar. Foto: Reprodução/Facebook.

Limitadas pela situação de isolamento social, as atividades do GoodTruck Brasil tiveram de passar por adaptações. A ONG, idealizada pela colunista do Bom Gourmet, Gabi Mahamud, atua contra a insegurança alimentar e o desperdício de alimentos desde 2016 e neste mês de março precisou parar suas atividades presenciais de voluntariado e palestras para evitar contágio e disseminação do novo coronavírus. No Bairro Alto, um restaurante decidiu doar marmitas para quem não tem condições de comprar.

+Leia mais! Pedir comida por delivery é seguro? Veja como se proteger do coronavírus

Na segunda (30), a organização lançou a campanha PF do Bem, que reúne cerca de dez restaurantes que vão preparar uma vez por semana refeições para pessoas em situação de rua ou vulneráveis socialmente. Os clientes destes restaurantes poderão acrescentar ao seu pedido o PF do Bem (R$ 14,90) para contribuir com a campanha. O PF do Bem não é comercializado separadamente pelos restaurantes.

Os estabelecimentos participantes são Cantina do Délio, Cosmos Gastrobar, Forneria Copacabana, GreenGo, Nayme Culinária Árabe, Poke to Wok, Sí Señorita, Tasty Salad Shop, The Salad e Veg e Lev. A ação também conta com o apoio de Le Bio Sucos e Nóz Fit.

+Leia mais! Bebida alcoólica não combina com a quarentena do coronavírus, entenda!

O voluntários do GoodTruck passam nos estabelecimentos participantes para coletar as refeições e distribuir nas Praças Tiradentes e Rui Barbosa. Cada estabelecimento escolhe quais preparos colocará no PF do Bem, desde que seja uma refeição equilibrada nutricionalmente e que seja sem carne, como de praxe nas ações do GoodTruck. A primeira entrega será na terça, 7 de abril.

No PF do Bem, restaurantes participantes da campanha preparam refeições para pessoas em situação de rua. Foto: Amanda Lavorato/Divulgação.

Marmita de graça no Bairro Alto

Desde segunda (30), o restaurante por quilo Ói Que Beleza, no Bairro Alto, passou a distribuir marmitas para quem não pode pagar. As quentinhas ficam prontas, lacradas, em uma mesa na frente do estabelecimento, sob um cartaz “Se hoje você não puder pagar pelo seu almoço, fique tranquilo! Retire o seu aqui”.

Estamos todos no mesmo barco,vamos todos remar no mesmo sentido ou ser individualistas. A crise só revela o que tem dentro de nós. SEGUIMOS FORTES

Posted by Ói Que Beleza on Monday, March 30, 2020

Em dois dias, o Ói Que Beleza vendeu 280 marmitas e doou 47. “Tem gente que se solidarizou e pediu a nossa conta para fazer doação, tem clientes que pagam por uma a mais ou ajudam com o que podem pagar de extra”, conta o proprietário Jhon Lenon Sitneski, que toca o restaurante junto da família.

As marmitas custam R$ 13 e na terça eram montadas com arroz, feijão, macarrão, molho de almôndegas, farofa, aipim frito e filé de frango. O restaurante, que costumava ter um cardápio fixo por dia, está trabalhando com o que tem em estoque. “A gente avisa que talvez uma marmita esteja um pouco diferente da outra”, antecipa.

+Veja também! Não espalhe fake news na pandemia: além de prejudicar a prevenção, pode ser crime!

Não foi a primeira vez que Jhon e sua família doaram marmitas. É prática do restaurante ajudar quem não pode pagar por uma refeição – foi assim na greve dos caminhoneiros, há dois anos, e também durante a epidemia de H1N1, em 2009. “Estou há 15 anos no setor e sempre, no final do expediente, montávamos marmitas para quem precisasse”, conta.

O restaurante vende a marmita no local ou por delivery para um raio de cinco quilômetros do Bairro Alto, atendendo também Pinhais, Tingui, Santa Cândida e Capão da Imbuia. Informações pelos telefones (41) 3030-6700 e (41) 9 9603-3033 (WhatsApp).

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: