Todo cuidado é pouco!

Quais cuidados devemos tomar com a impermeabilização de sofás?

Foto: Ilustração/Pixabay.
Foto: Ilustração/Pixabay.

A explosão em um apartamento no bairro Água Verde, em Curitiba, enquanto o processo de impermeabilização de um sofá era realizado, levantou a discussão sobre os perigos deste tipo de procedimento. À Tribuna do Paraná, Josiane Menegusso, 40 anos, dona de uma empresa de impermeabilização, disse que no momento do serviço todo cuidado é pouco. “As pessoas criam uma negatividade muito grande em cima deste trabalho, mas é preciso falar sobre isso para tirar a impressão negativa. É o mesmo problema que você pode enfrentar instalando um botijão de gás sem tomar os devidos cuidados”.

Segundo Josiane, a impermeabilização pode ser feita dentro de casa ou de qualquer outro ambiente. “Mas desde que esteja arejado e que os moradores não utilizem nada que possa provocar chamas no momento da aplicação”, explicou ela, reforçando, ainda, que “depois de finalizada, também é preciso aguardar, aproximadamente 15 minutos, para usar a casa normalmente. Também precisa haver cooperação dos moradores”.

+Leia mais! Morre menino arremessado após explosão em apartamento no Água Verde

A mulher disse que foi até o local da explosão porque ficou muito preocupada com toda a situação. Ela disse que não dá para avaliar o que pode ter acontecido. “É difícil dizer, porque não estávamos lá, mas alguma negligência humana ocorreu. Não temos como dizer como aconteceu ou quem provocou”, reforçou Josiane, que disse também não conhecer o rapaz ou a empresa que fazia o trabalho no momento da explosão.

Há dez anos no ramo, Josiane disse que nunca nenhum de seus funcionários sofreu algum acidente. “Mas a gente sempre segue um protocolo de segurança, que precisa mesmo ser seguido e faz com que não precise ter medo do trabalho. A impermeabilização pode ser feita em tecidos: cortina, sofá, colchão, têxtil e serve para evitar que o tecido receba a sujeira e fique impregnado, evita que manche e prolongue a vida útil. Mas precisa ser feita com cuidado”.

+Viu essa? Policial confunde sargento com bandido e os dois trocam tiros no Santa Cândida

Alerta sério!

A dica que a especialista deu serve de alerta às pessoas que possam buscar pelo serviço futuramente. “Embora saibamos que seja um trabalho que não é barato, indicamos que sempre a pessoa procure se certificar de que a empresa está trabalhando com um produto que é certificado na Anvisa e também se o CNPJ é certificado para trabalhar. Você pode até perder um tempinho verificando tudo, mas é muito necessário fazer isso antes de contratar, para saber o que está levando para dentro de casa”.

Duas vítimas de explosão em apartamento no Água Verde seguem em estado grave