Educação

Curitiba terá novos protestos contra o bloqueio de verbas das universidades nesta quinta-feira

Manifestação em frente ao Prédio da UFPR, em Curitiba. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A quinta-feira (30) será mais um dia de protestos em Curitiba. Estudantes, professores e movimentos sociais organizam uma nova manifestação contra o bloqueio de verbas a universidades e institutos federais anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no início do mês. O ato ocorrerá duas semanas após a primeira mobilização, que reuniu milhares de pessoas nas ruas da capital.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Os atos desta semana estão sendo organizados pelas redes sociais. Existem pelo menos três eventos convocando manifestantes que, juntos, somam 16,6 mil pessoas confirmadas e 43,1 mil interessados. Todos eles vão se concentrar na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

+ Leia mais: Polícia procura suspeitos de roubar cargas e aterrorizar caminhoneiros na Grande Curitiba

Por causa disso, a tráfego deve ficar intenso em toda a região central de Curitiba já durante a tarde de quinta-feira. A concentração dos manifestantes deve começar por volta das 16h30 e deve se intensificar no fim da tarde. O maior desses eventos, com 13 mil pessoas já confirmadas, está programado para as 18h. Não há informações se haverá outra caminhada e nem o trajeto que eles devem seguir.

+ Leia também: Suspeito de matar companheira surda por asfixia é preso na Grande Curitiba

No último dia 15, data dos primeiros protestos, diversas ruas do Centro da capital foram bloqueadas pelos manifestantes. Vias de grande movimento, como as ruas Marechal Deodoro, XV de Novembro e André de Barros ficaram totalmente fechadas para veículos, o que gerou filas e desvio nas linhas de ônibus. Apesar da grande participação nos atos, não houve princípio de confusão e os protestos foram todos pacíficos.

Além disso, as manifestações desta quinta-feira vêm no encalço dos atos pró-governo que ocorreram no último domingo (26), que também reuniu milhares de pessoas em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Máfia da cidadania italiana é descoberta em Curitiba e 5 mil processos são cancelados