Muita coisa pra contar!

Presídio do Ahú: 113 anos de histórias macabras e mistérios

Um lugar cheio de histórias e que ainda traz em suas paredes marcas de 113 anos de vidas confinadas. É o Presídio do Ahú, que abre hoje pela última vez as suas grades para uma visitação histórica, numa ação realizada pela RPC. É que o prédio histórico será demolido para dar lugar à construção do novo prédio do Fórum Criminal e Fórum dos Juizados Especiais do Centro Judiciário.

Você vai visitar o presídio do Ahú? Faça check in em nosso evento no Facebook!

Muita gente enfrentou horas de fila para poder participar da visita guiada, que começou pouco depois das 11 horas de hoje. Os primeiros lugares da fila foram de uma família, que veio de Almirante Tamandaré e passou a noite toda na porta do presídio para participar da ação, com direito a café quente para se manterem acordados. Pablo Daniel Garcia, Clovison Garcia, Débora Regina Garcia, Jéssica Beatriz dos Anjos e Isabel Siqueira Silva chegaram por volta das 2 horas da madrugada no local.

IMG_9050-site
Público chegou de madrugada ao local. Foto: Raquel Tannuri Santana.

 

“Combinamos por uma rede social e viemos na louca”, explicaram. Estavam todos muito curiosos para saberem a história do presídio, entre elas as muitas de fantasmas e espíritos que rondam o local. “A gente acha que deve ser uma loucura um lugar como esse. Sem contar que vai ser a última oportunidade de entrar e conhecer por dentro, já que nenhum de nós pretende ser preso algum dia”, brincaram.

A fila reunia muitos curiosos, entre eles muitas crianças. O casal de empresários Elisana Ramos e Lúcio Antonio Loyola e Silva, por exemplo, trouxe os filhos Pedro e Gustavo, de 11 e 9 anos, respectivamente, para viver a experiência. “Achamos que seria interessante eles verem como é, até como forma de pensar em nunca se meter em nenhuma enrascada e ter que parar num lugar como esse”, justificaram. “Queremos que eles sintam a realidade, até como forma de prevenção”, complementaram.

Os meninos são fãs de filmes e seriados prisionais, como Prision Break. “Imagino que seja um lugar com um corredor muito comprido, cheio de celas pequenas”, arriscou o filho mais novo, Gustavo. Eles foram na visita guiada pela manhã, pois estudam à tarde.

IMG_9061-site
Família também visitou o local. Foto: Raquel Tannuri Santana.

Tour

A Tribuna do Paraná aproveitou o evento e preparou um tour pelo presídio para os seus leitores. Nele, depoimentos de agentes penitenciários que viveram a realidade local, com muitas histórias e curiosidades. Aguardem!

Como vão funcionar as visitas?

Visitação aberta durante todo o dia

Hoje, até às 17 horas, as visitas estão abertas ao público e serão guiadas por um ex-agente, que vai contar um pouco da história do local. Para participar, é só chegar!

Visitas agendadas no período da noite

Das 18h as 21h, na mesma data, receberemos somente maiores de 18 anos, inscritos previamente via aplicativo VC na RPC, com horário agendado. As inscrições ficarão limitadas ao preenchimento das vagas e horários disponíveis. É necessário apresentar documento com foto, na entrada. Essa rodada terá um toque a mais!

Serviço

Despedida do Presídio do Ahú, com ‘Supermax’
Data: hoje, 21 de outubro
Local: Presidio do Ahú – Anita Garibaldi, 750
Horários: Serão dois momentos:
Das 11h às 17h, visitação aberta para famílias, sem inscrição prévia.
Das 18h às 21h, somente adultos maiores de 18 anos, com inscrição prévia pelo aplicativo da RPC.

Foto: Raquel Tannuri Santana.
Foto: Raquel Tannuri Santana.