apesar do calor da manhã

Prepare o guarda-chuva! Dia de Finados será de bastante instabilidade

Foto: Antônio More.

O curitibano pode preparar o guarda-chuva porque o feriado desta quarta-feira (2), Dia de Finados, será de bastante instabilidade. Apesar do sol bonito do início da manhã na capital, uma frente fria que está se desloca do Uruguai pela região Sul do Brasil atinge em cheio o estado. No fim da madrugada, já havia registro de chuvas com muitas trovoadas nas regiões Oeste e Sudoeste. Aos poucos, a condição avança.

Segundo o Instituto Simepar, a previsão é de que chova a qualquer hora do dia. E o instituto alerta: o encontro da frente fria com um ambiente atmosférico mais quente e úmido sobre o estado também pode contribuir para a ocorrência de temporais. “As chuvas devem começar a partir do Oeste, já na madrugada. Há risco de temporal e também não está descartada a possibilidade de eventos como granizo”, afirma o meteorologista Fernando Mendes.

Conforme Mendes, o clima abafado deve dar lugar a um mais fresco ao longo do dia por causa da chuva. A partir da noite é esperado um leve resfriamento nas regiões próximas da divisa com Santa Catarina.

Em Curitiba e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a variação térmica deve ser de 7ºC ao longo desta quarta. A temperatura mínima prevista é de 17ºC e a máxima de 24ºC. Já no Litoral, em Paranaguá, a mínima será um pouco mais alta – 21ºC. A máxima fica na casa dos 27ºC.

Próximos dias

A previsão para esta quinta-feira (3), de acordo com o Simepar, é que o tempo ainda seja marcado por nebulosidade e chuvas leves nas regiões Leste e Norte, em especial, na divisa com o estado de São Paulo. As temperaturas caem um pouco, mas a mínima não fica abaixo de 14ºC em Curitiba. A máxima prevista é de 20ºC na capital.

Em Londrina, a mínima prevista é de 18ºC e a máxima, de 26ºC, enquanto no Oeste, em Foz do Iguaçu, de 15ºC a 27ºC.

Na sexta-feira (4), ainda com possibilidade de chuva, as temperaturas caem mais um pouco, fazendo a mínima bater nos 11°C na capital e aos 10°C em General Carneiro.