Prefeitura quer implantar Banco de Alimentos

A Prefeitura de Curitiba negocia com o governo federal a cessão de uso de uma área da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), onde o Município planeja implantar um Banco de Alimentos – iniciativa que visa combater o desperdício e garantir o abastecimento e a segurança alimentar. A área, com 20 mil metros quadrados, abriga seis armazéns para refrigerados e congelados, com capacidade para armazenar até 5 mil toneladas de alimentos.

A prefeita em exercício Mirian Gonçalves esteve no local nesta segunda-feira (20), acompanhada do superintendente da Conab no Paraná, Luiz Carlos Vissoci, e dos secretários municipais de Governo, Ricardo Mac Donald, e de Abastecimento, Aldo Fernando Klein Nunes. “É uma estrutura maravilhosa, com amplas áreas refrigeradas, espaço para estacionamento de caminhões e acesso a várias rodovias”, disse Mirian, que iniciou contatos com o governo federal assim que soube que a área estava à venda.

Fechado desde o ano passado, o imóvel foi colocado à venda por R$ 11 milhões, mas o processo pode ser suspenso em razão do interesse da Prefeitura. “Há boa vontade técnica e política de fazer a cessão de uso para a Prefeitura” afirmou Vissoci. A Prefeitura deverá entregar um projeto de utilização do local.

Os Bancos de Alimentos são equipamentos públicos de alimentação e nutrição destinados a arrecadar, selecionar, processar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações junto à rede varejista e/ou adquiridos da agricultura familiar por meio de programas governamentais.

A rede apoia o abastecimento alimentar local por meio da integração com outras ações de segurança alimentar e nutricional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os produtos recebidos são selecionados, separados, eventualmente processados, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que oferecem alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de contribuírem para o abastecimento dos restaurantes populares, cozinhas comunitárias e escolas. Atualmente existem mais de 70 Bancos de Alimentos implantados no País.

De acordo com o secretário municipal de Abastecimento, a utilização da estrutura da Conab também poderá resolver problemas de logística atualmente existentes para o abastecimento dos Armazéns da Família.