Insegurança no bairro

Prédio abandonado na João Gualberto assusta vizinhos: “um caos faz tempo”

predio abandonado alto da gloria
Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Uma construção abandonada causa medo e insegurança nos moradores de um trecho da Avenida João Gualberto, no Alto da Glória. A obra inacabada de um prédio da C&M Incorporadora se tornou um ponto de preocupação. Os muros em aberto e as estruturas pela metade viraram mocó e abrigo para quem mora nas ruas.

“Tá um caos e faz tempo. Esse prédio está abandonado, enfeiou nossa entrada e eu tenho medo de chegar em casa a pé. Já tentamos de tudo, vereador, deputado e até advogado, nada aconteceu. Eu moro aqui há 17 anos, faz uns seis ou sete que perdi a paz”, relata a aposentada Maria Angela Alban, moradora do prédio ao lado.

LEIA TAMBÉM:

>> “Vida destruída”: morte de adolescente em Curitiba pela GM é investigada

>> Aluno do Colégio Estadual fica ferido em briga após assédio contra colega

O condomínio em que ela mora precisou aumentar os muros para garantir a segurança. Os vizinhos começaram a registrar a situação em diversos canais de atendimento. É o caso do empresário Patrick Brito, que fez oito boletins de ocorrência com a polícia.

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.
Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.
Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

“É extremamente inseguro morar aqui. Acabou com a estética do nosso prédio, mas esse é o menor dos problemas. Eu já fiz BOs por perturbação e uma das vezes um cara saiu o preso. A polícia veio até aqui achou um cara que estava foragido por invasão à propriedade privada. É cheio de senhoras no prédio e elas têm medo de entrar e sair sozinhas”, destaca o morador.

De acordo com Patrick, os agentes não foram ao local em todas as vezes. Alguns dos protocolos aparecem como “concluídos sem ação”. A situação impactou diretamente a rotina de quem mora na região. É o caso da moradora Karina Margarida.

“A gente vê de tudo, é morador de rua, é dependente químico, até prostituição eu já vi por lá. Eu tenho um filho de 6 anos e eu tenho um cachorro e não dá para andar a pé por ali. Quando vou esperar a condução com o meu filho de manhã, não saio da portaria”, aponta a mãe.

Quem vai resolver o problema?

Procurada pela reportagem, a C&M Incorporadora afirmou que não iria se manifestar sobre o caso. A Tribuna apurou que a empresa teve a falência decretada. Em seguida, um escritório de advocacia ficou responsável pelo patrimônio, que foi devolvido ao banco que financiou a obra. No entanto, o banco não foi identificado.

“Quem tem a obrigação de fiscalizar a segurança e a limpeza é o Poder Público, justamente a Prefeitura que tem acesso à matrícula do imóvel e pode notificar o atual proprietário. A alternativa para o morador é continuar denunciando nos canais”, afirma o advogado e doutor em Direito, Frederico Glitz.

Questionada pela reportagem, a Secretaria de Urbanismo afirma que os vizinhos podem fazer uma denúncia de abandono. É a partir dela que a pasta pode fiscalizar o local. Em muitos casos, a dificuldade está em localizar o proprietário. Caso ele não tome as providências, o caminho é a multa.

O abandono pode ser denunciado por meio da Central 156.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.