Terror na praça

Praça invadida por desocupados assusta comerciantes

Comerciantes e frequentadores da Praça Rui Barbosa estão preocupados com os desocupados que vêm afastando a clientela e botando medo em quem passa pelo local diariamente. Segundo relatos, o local, um dos mais movimentados de Curitiba, é palco de consumo de drogas e álcool à luz do dia. Além disso, quem passa na região reclama das abordagens de moradores de rua, muitas vezes de maneira hostil.

Uma comerciante da região, que preferiu não se identificar temendo represálias por parte dos marginais, conta que sua clientela reclama constantemente da insegurança do local. “Muitos contam que vêm ao estabelecimento só quando precisam, pois não querem vir sempre por causa dos maus frequentadores. Meus clientes têm medo de vir aqui e provavelmente clientes das demais lojas também temem vir aqui para a região por causa dos bandidos”, afirma.

A empresária ainda conta que já sofreu com a ação dos bandidos da praça. “Mês passado fui levar a marmita para um parente e quando estava no meio da Rui Barbosa fui abordada por maloqueiros que pediram para passar a comida. Não tive escolha e tive que dar a comida pra eles. Vou fazer o quê?”, questiona.

Perto do chafariz

Um estoquista, que trabalha na Praça Rui Barbosa há cerca de cinco anos, conta que o perigo maior está na parte central do espaço público. “A bandidagem fica exatamente nas proximidades do chafariz, onde tem concentração grande de árvores. Ali rola de tudo: uso e tráfico de drogas, álcool e até pequenos furtos. E é uma pena, porque esse é o ponto mais bonito da praça, onde estão os bancos e tem sombra para o pessoal”, ressalta o trabalhador, que também preferiu não revelar sua identidade.

Monitoramento eletrônico

Gerson Klaina
Carvalho: menos ocorrências.

A Guarda Municipal informou que realiza ação fixa na Praça Rui Barbosa com o módulo no local. Segundo o inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da GM, o número de ocorrência tem diminuído na região devido às diversas ações na região central. “Temos efetivo pontual na Praça Rui Barbosa e os trabalhos do MMI (Módulo Móvel Itinerante) nas demais praças do Centro, atingem também a Rui Barbosa. E temos registrado redução considerável de ocorrências na localidade”, disse.

Segundo o inspetor, nos próximos dias a Praça Rui Barbosa contará com sistema mais eficaz de monitoramento eletrônico. “Estamos firmando parceria com a Urbs para ampliar o monitoramento de toda a região da praça e assim vamos aumentar a eficácia das abordagens”.

Em relação à maciça presença de moradores de rua, a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) informou que as equipes fazem ações de recolhimento diárias, principalmente no período da noite, quando chegam a ocorrer até quatro trabalhos de buscas. Durante o dia, o órgão orienta que os moradores solicitem a presença da FAS através do telefone 156.