A Praça da França, que fica na confluência da Avenida Silva Jardim com a Rua Teixeira Soares, no bairro Seminário, em Curitiba, será revitalizada. A concepção do projeto, que está sendo finalizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi apresentada nesta quinta-feira (10) pelo prefeito Eduardo Pimentel ao corpo consular da França no Brasil, no Palácio 29 de Março.
A revitalização prevê a implantação de um parquinho infantil com o tema “O Jardim do Pequeno Príncipe”, com área de 314,15 metros quadrados, com brinquedos universais e piso emborrachado. As intervenções também preveem recuperação e melhorias nas calçadas do passeio com acessibilidade, implantação de uma pista de caminhada com piso drenante, um play pet para os cães brincarem e requalificação e relocalização da academia ao ar livre.
Participaram da reunião nesta quinta a cônsul-geral da França no Brasil, Alexandra Mias, e o cônsul honorário em Curitiba, Antônio Fleischmann. O encontro também serviu para discutir parcerias com empresas francesas para a implantação do projeto.
Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Seminário, Vila Izabel e Santa Quitéria, Delcio Casagrande, afirma que a revitalização da Praça da França é uma pauta antiga solicitada por ele e outros membros do conselho. Ele afirma que desde 2024, o Conseg pede pela revitalização da área. “Especialmente na questão de iluminação. É uma praça escura, de esquina. Ali tem muita árvore e passa um córrego embaixo”, comenta.
Casagrande explica que o Conseg entrou em contato com o consulado sugerindo a ideia da revitalização. Após alguns contatos entre conselho, consulado e prefeitura, o projeto foi desenhado e irá sair do papel. “Ela vai ficar muito linda. Eles [prefeitura] já têm em 3D a praça. Vai ter piso emborrachado, área para as feiras. O Conseg que iniciou, porque sempre tivemos essa preocupação da segurança, que é o nosso principal motivo”, comemora.
Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também ressaltou a relação da prefeitura com a Agência Francesa de Desenvolvimento e com a França. “A AFD financia o maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba, que é o Bairro Novo do Caximba. É um projeto que está transformando a região Sul da cidade”, disse o prefeito.



