Herói

Povão faz protesto após morte cerebral de ‘herói’ em Santa Felicidade

Foto: Gerson Klaina.

A morte cerebral do garçom Roderley Willy Klitzke, 57 anos, baleado ao defender uma mulher que estava sendo assaltada em frente a uma agência bancária em Santa Felicidade, na semana passada, motivou um protesto. Na manhã desta terça-feira (27), muitas pessoas se reuniram para cobrar pela segurança na região que, segundo os moradores e comerciantes, está abandonada.

Segundo os organizadores do protesto, é preciso ser feito algo para acabar com a bandidagem que está assombrando moradores e comerciantes. “Chega de ficarmos à mercê de bandidos armados, que estão achando que podem matar nossos pais, filhos, amigos e saírem impunes”, dizia o relato.

A concentração da manifestação foi feita ao lado do restaurante onde o crime aconteceu. Os manifestantes prestaram solidariedade à família do garçom morto e exigiram alguma medida imediata do governo do Paraná. “Chega dos bandidos terem mais proteção do que o trabalhador de bem. Estão exterminando os cidadãos trabalhadores por defenderem o que conquistaram a duras penas, com o suor de seu trabalho”, diziam os manifestantes.

Reagiu ao assalto

De acordo com o delegado André Feltes, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), logo que saiu de um banco próximo ao restaurante, a mulher foi abordada por um marginal, na Avenida Manoel Ribas. A vítima reagiu e entrou em luta corporal com o bandido. Mesmo com uma pistola apontada para ela, a mulher continuou resistindo ao roubo.

O garçom estava no intervalo do serviço, presenciou a cena e, para defender a vítima, deu uma “voadora” no criminoso, que revidou com um tiro. Imagens de câmeras de segurança mostram que um comparsa dava apoio ao atirador em uma motocicleta de grande porte. Os suspeitos do crime ainda são procurados, informações que possam auxiliar as investigações podem ser passadas para a DFR pelo telefone (41) 3218-6100.

Resposta da Polícia Militar

A Polícia Militar informa, por meio do 12º Batalhão da PM, que o policiamento em Santa Felicidade está sendo feito diuturnamente e também nas ruas citadas e proximidades. Nas últimas semanas a PM recebeu do Governo do estado, por meio da Secretaria de Segurança, novas viaturas para reforçar o policiamento na cidade, inclusive no bairro Santa Felicidade. Aliado a isso, os mais de 2 mil alunos soldados, que estão em formação no Paraná, estão iniciando o estágio operacional supervisionado nas ruas, o que também reforça o policiamento.

Além do policiamento de área, operações especiais do BOPE são realizadas pela região, em alguns dias e horários específicos. Além disso, se os comerciantes ou moradores da região já possuírem características de marginais ou informações como placas de veículos, devem repassar à Policia Civil, que é responsável pela investigação e identificação de suspeitos. A Polícia Militar, por sua vez, vai prosseguir com o patrulhamento na região.