Fim do ano

Poupar, pagar dívidas ou gastar? Veja o que fazer com o 13º e não caia em tentações

comercio de curitiba
Comércio em Curitiba. Foto: Lineu Filho / arquivo Tribuna do Paraná.

Uma das grandes expectativas para o trabalhador registrado no final do ano é receber o 13° salário. Em mais um ano de pandemia da covid-19, com aumento de preços em todos os setores da economia, é preciso tomar alguns cuidados com o dinheiro extra que vai entrar nos próximos dias. A tentação de gastar é imensa, mas, segundo especialistas da área financeira, o ideal é pagar dívidas. E aquela vontade de viajar e curtir a vida que está na cabeça dos curitibanos?

A regra determinada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) institui que o 13º seja dividido em duas parcelas, e a primeira tem que ser depositada até o fim de novembro. Já a segunda parcela precisa ser paga até o dia 20 de dezembro.

LEIA TAMBÉM:

>> Tem 50 anos e ainda não pensou na aposentadoria? Calma que ainda dá tempo

>> Sabe como economizar na gasolina? Confira cinco dicas do especialista

Com a previsão da chegada do dinheiro, o comércio busca o cliente com descontos e promoções. Aí que bate a dúvida, aproveitar a redução no preço ou segurar a grana para pagar dívidas ou mesmo largar mão e usar para viajar? A costureira Sônia Maria, 62 anos, relata que primeiro quer pagar algumas contas, mas não vê a hora de curtir alguns dias de descanso em Florianópolis, em Santa Catarina. “A primeira coisa é pagar dívida, e trato isso como obrigação. Depois quero ir para Florianópolis e não vejo a hora disso acontecer. A gente ficou tanto tempo em casa que agora quero dar uma saidinha”, disse Sônia.

A primeira coisa é pagar dívida, e trato isso como obrigação”, disse Sônia à Tribuna.

A ação de economizar ou até mesmo efetuar o pagamento de dívidas é muito bem recebida por especialistas da área financeira. Débitos com cartões de crédito ou cheque especial são os principais vilões e devem ser quitados pelos consumidores. Lucimar de Oliveira, 37 anos, telefonista, a vinda do 13º salário é aguardada com ansiedade, e a ideia é pagar a dívida no cartão de crédito. “A gente fica aguardando o fim do ano para receber o dinheiro e usar. Estou devendo um pouco no cartão de crédito e quero pagar. Se sobrar, vou viajar”, relatou Lucimar.

Para Lucimar, a vinda do 13º salário é aguardada com ansiedade para quitar o cartão de crédito.
Para Lucimar, a vinda do 13º salário é aguardada com ansiedade para quitar o cartão de crédito. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

13º no Paraná

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) ainda não divulgou o balanço de 2021, que prevê o valor que será injetado na economia brasileira com o pagamento do 13º salário. No Paraná, esse benefício representou R$ 12,9 bilhões em 2020, que foram pagos a 5,1 milhões pessoas.

Segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), as pessoas costumam utilizar em média 5% do valor recebido para comprar. Camilo Turmina, presidente da ACP, valoriza o momento que tem ainda a Black Friday como opção de preços mais acessíveis ao consumidor.

“O 13º sempre é bem-vindo ao comércio e contribui para melhorar as vendas e as transações econômicas. Nos estimamos que 5% desse dinheiro venha para o comercio. O fim de ano é um momento de um consumo maior das pessoas e das famílias, atendendo as necessidades de todos”, comentou Turmina.

E a confiança da ACP é refletida aos comerciantes. Betânia Furtado, responsável pela loja Rei das Panelas, no Centro, imagina que as vendas irão subir com essa grana que entra no bolso em 80% no faturamento.  “Eu acredito em uma melhora com o 13º e a nossa expectativa é grande. Imagino que vai melhorar em 80% o nosso faturamento, pois no fim de ano as pessoas buscam renovar os produtos dentro de casa e esse dinheiro que entra ajuda todo mundo”, salientou Betânia.

Betânia acredita que o 13º vai dar um incremento nas vendas da loja em que trabalha.
Betânia acredita que o 13º vai dar um incremento nas vendas da loja em que trabalha. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.
Mavi confronta Viola sobre seu amante
Mania de Você

Mavi confronta Viola sobre seu amante

Blandina está apaixonada por Artur
Rancho Fundo

Blandina está apaixonada por Artur

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna