A formação de polos gastronômicos em Curitiba ajuda a promover o comércio local em ruas com concentração de restaurantes. A estratégia coletiva, prevista no Plano Diretor da cidade desde 2015, permite incentivos como flexibilização do uso do passeio público, autorização simplificada para eventos e possibilidade de fechamento de ruas em datas comemorativas.
Curitiba conta atualmente com 11 polos: Itupava, Alto Juvevê, Avenida Salgado Filho, Santa Felicidade, Água Verde, Região Norte, Alameda Prudente de Moraes, Petit Batel, Pinheirinho, Jardim das Américas e, o reconhecido mais recentemente, Polo Gastronômico da Avenida Iguaçu.
Beto Madalosso, empresário do Carlo Ristorante no Polo da Avenida Iguaçu, destaca as vantagens do reconhecimento oficial: “Quando a região é reconhecida como polo, surgem possibilidades que não existiriam individualmente. Algumas regras podem ser flexibilizadas, o que ajuda muito quem empreende no setor.”
Novos polos gastronômicos em Curitiba
Além dos polos existentes, há propostas em análise para novas áreas, como o Polo Gastronômico do Boqueirão e do Mercado Municipal. Essas iniciativas buscam impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural, incentivar melhorias urbanas e estabelecer parcerias para qualificar espaços e empreendedores.



