Oportunidade

Policiais militares da reserva podem se inscrever até sexta no programa Escola Segura

Policiais Militares fazem patrulha no Colégio Estadual Tiradentes. Foto: Divulgação / Geraldo Bubniak - AENPR no centro de Curitiba nesta sexta-feira (22). O Governo do Paraná lançou o programa Escola Segura, que reforça a segurança nas escolas estaduais. Curitiba, 22/03/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Os policiais militares da reserva poderão se inscrever até o final desta semana no Programa Escola Segura, que pretende aumentar o policiamento e a segurança nas escolas públicas de todo o Paraná. Os interessados tem até a próxima sexta-feira (30) para fazer a inscrição. As primeiras cidades a receber o programa serão Londrina e Foz do Iguaçu. Curitiba e Região Metropolitana entrarão na sequência.

Inicialmente previsto para maio, o programa foi antecipado após a tragédia de Suzano, quando dois jovens invadiram a Escola Raul Brasil e mataram vários colegas, além de duas funcionárias. “Antes mesmo da posse, já havíamos definido que a segurança nas escolas seria uma das prioridades da nossa gestão. Esta é uma condição básica para que os nossos alunos possam ter tranquilidade para estudar, para que seus pais fiquem tranquilos e nossos professores não se sintam inseguros no ambiente de trabalho”, disse o governador Ratinho Júnior.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O governador prevê que esta primeira etapa comece ainda em abril e explica que serão priorizadas as escolas localizadas em bairros mais vulneráveis. O chefe da Casa Civil, Guto Silva, esteve nesta sexta-feira (22) em escolas de Foz do Iguaçu que deverão participar da primeira etapa do programa. Ele destacou a união de ações de segurança, pedagógicas e de apoio à comunidade escolar.

“O Escola Segura estabelece procedimentos que englobam várias questões que preocupam a todos, como venda e consumo de drogas e bullying e é um apoio importante para a vigilância do entorno dos colégios”, explica. Silva acrescenta que a Defesa Civil também terá participação no programa e será responsável por treinar a equipe escolar e os policiais na prevenção de situações de crise e calamidade.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Orientação especial 

Os policiais militares selecionados pelo programa receberão uma orientação especial para atuar no ambiente escolar. Será realizada uma capacitação de 21 horas para o trabalho junto às escolas. “Eles atuarão como vigias da escola e também serão peças importantes, devido a sua experiência, para identificar comportamentos agressivos, evitar bullying, trabalhar na prevenção às drogas e fazer o monitoramento focado na segurança do ambiente escolar e do seu entorno”, explica o secretário de Segurança Pública, Luiz Felipe Carbonell.

Carbonell acrescenta que os policiais também farão a prevenção de possíveis perturbações ou atentados contra os prédios dos estabelecimentos.

Cronograma

O Paraná conta com 2.143 escolas estaduais. Mas a decisão de aderir ao programa será da direção da unidade em conjunto com a comunidade escolar. A Secretaria da Educação fará a seleção das escolas que aderirem ao projeto. Entre os critérios técnicos de escolha estão localização, número de estudantes matriculados e funcionamento em três turnos. O piloto terá a duração de cinco meses e vai envolver até 200 policiais militares da reserva. Ao final deste prazo, o governo vai avaliar o modelo adotado e a sua expansão.