Curitiba

PM desocupa calçada no bairro Fazendinha

Aconteceu nesta quinta-feira (25) a operação da Polícia Militar do Paraná para desocupação da calçada da rua Theodoro Locker, na Fazendinha. Equipes da Fundação de Ação Social (FAS), das Secretarias de Governo Municipal, Urbanismo, Obras Públicas, Defesa Social, Meio Ambiente, Cohab e Administração Regional da CIC, além da Guarda Municipal, num total de 150 pessoas, estiveram no local para dar atendimento às famílias.

O oficial de justiça da 4ª Vara da Fazenda Pública, Altamir Narciso, notificou as famílias, uma a uma, sobre a sentença de reintegração de posse do juiz Douglas Marçal Peres e sobre a necessidade de deixar a calçada ainda pela manhã. Um oficial da Polícia Militar acompanhou o trabalho. “Não houve resistência ao cumprimento da ordem judicial e a operação ocorreu sem incidentes”, disse o administrador da Regional CIC, Dirceu de Matos. As pessoas ocupavam o local desde outubro.

O oficial de justiça identificou os ocupantes e logo em seguida as assistentes sociais da FAS fizeram o cadastramento das famílias. As assistentes sociais cadastraram 37 famílias. Em dois barracos, os ocupantes saíram antes do cadastramento e em outros cinco havia apenas um ocupante, que se declarou responsável pelos demais que seriam de parentes, não presentes no local. O cadastro detectou outros sete barracos sem ocupantes na hora da abordagem.

O resultado do cadastramento mostrou a presença de 109 pessoas entre os ocupantes. A Prefeitura ofereceu abrigo provisório para as famílias, transporte para mudança ou passagem de ônibus de retorno para os locais de origem. Do total de famílias cadastradas, 19 demonstraram interesse na oferta de abrigo. Até o final da manhã, uma família solicitou encaminhamento à Central de Resgate da FAS na rua Conselheiro Laurindo.

Vinte caminhões da Prefeitura foram colocados à disposição das pessoas para o transporte dos seus pertences. Cada família indicava o local para mudança e, nos casos em que não houve indicação, os materiais foram listados, numerados e enviados para o barracão da Fazenda Solidariedade, onde ficarão a espera de seus donos por 30 dias.

A desmontagem dos barracos foi feita com mão de obra fornecida pela Prefeitura e o material classificado como entulho foi mandado para o aterro sanitário. Após a desmontagem dos barracos, o Departamento de Limpeza Pública da Secretaria do Meio Ambiente entrou na área para fazer a recuperação da calçada e do meio fio. Uma equipe da Guarda Municipal permanece nas proximidades para fazer a vigilância das áreas da Prefeitura existentes na vizinhança da rua Teodoro Locker.