Novinho em folha

“Pimp My Carroça” reformará carrinhos de catadores

Começa hoje o projeto Pimp My Carroça Curitiba, uma ação que atenderá os catadores de material reciclável. Pelo site Catarse, serão buscadas doações para que as carroças sejam reformadas enquanto os carroceiros recebem alimentação e atendimento em várias especialidades médicas. Curitiba é o terceiro local a receber a atividade, já realizada com sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Na chegada, os trabalhadores entregam suas carroças para que a equipe reforme toda a estrutura. Pneus são trocados, materiais luminosos e de segurança são instalados e a pintura é realizada por grafiteiros da cidade. Ao mesmo tempo, os donos são alimentados e atendidos por clínicos gerais, dentistas, oftalmologistas e psicólogos. Depois recebem massagem e passam pelo corte de barba e cabelo. Ao fim do dia, é realizada a Carroceata, uma exposição ambulante das carroças recém-reformadas. Enquanto todo o trabalho é feito, haverá atrações musicais e artísticas.

Voluntarismo

O autor da ideia é o grafiteiro Thiago Mundano. O projeto funciona através do esquema crowdfunding, onde um site recolhe as doações feitas. Se o valor mínimo não for alcançado, o dinheiro arrecadado é integralmente devolvido. Para cada doação há uma compensação, que varia de acordo com a quantia. O doador pode receber adesivo, camiseta, boné e até escrever uma frase para ser inserida em alguma carroça. Os organizadores também pedem materiais e participação voluntária de profissionais da saúde e de quem vai ajudar na reforma das carroças.

O Pimp My Carroça Curitiba está previsto para acontecer no final de outubro, mas ainda não tem data nem local definidos. São 40 dias para que o valor mínimo (R$ 38,2 mil) seja atingido no site Catarse. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2012, mais de 60 catadores foram beneficiados.

Curitiba produz aproximadamente 4 milhões de quilos de lixo por dia. São mais de 15 mil catadores de material reciclável que recolhem de 445 a 550 toneladas diariamente, quatro vezes mais que os caminhões do programa Lixo que não é Lixo. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, eles são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado no País. Informações: http://catarse.me/pt/pimpcuritiba.

Paraná é sucesso

O Catarse é a primeira e maior plataforma de financiamento coletivo de projetos criativos do Brasil. Em dois anos e meio no ar, são 1.200 projetos enviados ao site, dos quais 645 (54%) alcançaram a meta de arrecadação. Mais de 82 mil pessoas contribuíram com quase R$ 10 milhões. O Paraná é o quarto estado em número de projetos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mas o primeiro em taxa de sucesso. Foram 67 projetos e 44 (66%) bem-sucedidos. Curitiba é a quarta cidade com mais projetos.