Curitibanos e turistas terão uma oportunidade única de mergulhar na rica história da capital paranaense neste sábado (5). A Aula Passeio Igrejas Históricas de Curitiba promete uma jornada fascinante pelo centro da cidade, explorando quatro templos emblemáticos que contam a trajetória de fé e cultura local.
O evento, organizado pela Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Curitiba em parceria com a Igreja Católica Ortodoxa e apoio da Fundação Cultural, é gratuito e aberto ao público. O ponto de encontro será às 14h, no jardim lateral da Catedral Basílica, próximo ao Restaurante Mesa Solidária.
Guiados pelos historiadores Jacira Aparecida de Campos Ramos e Renê Wagner Ramos, os participantes percorrerão cerca de 1,6 km, visitando joias arquitetônicas como a própria Catedral, as igrejas da Ordem e do Rosário, finalizando na Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge, no bairro Mercês.
Lucas Matias Alves, responsável pela Pastoral da Cultura, destaca a importância histórica do passeio: “Essas igrejas surgiram de muita luta e de muito sofrimento, o passeio vai abordar esses temas e também traz um diálogo com a diversidade cultural e a beleza estética desses espaços”.
Caminhada de duas horas e meia
A caminhada, que deve durar aproximadamente duas horas e meia, também celebra os 1.700 anos do Concílio de Niceia, marco fundamental para a cultura cristã. “Esse concílio é muito significativo para a cultura, a arte, a filosofia e também foi dele que surgiu o Credo, oração rezada nas missas católicas”, explica Alves.
O grand finale do passeio promete ser especial: os participantes chegarão à Igreja Ortodoxa São Jorge durante a festa julina da comunidade árabe, proporcionando uma experiência cultural ainda mais rica.
Esta Aula Passeio é uma oportunidade imperdível para quem deseja conhecer mais sobre a história de Curitiba através de suas igrejas históricas. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer ao ponto de partida no horário marcado e estar preparado para uma tarde de descobertas e aprendizado.
Pontos do passeio
Catedral Basílica de Curitiba

Construída entre 1876 e 1893 em estilo neogótico, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais substituiu a antiga Matriz de Curitiba. O templo já passou por três grandes restauros e testemunhou momentos marcantes, como a visita do Papa João Paulo II, em 1980.
Igreja da Ordem
Erguida em 1737, a Igreja da Ordem é o templo mais antigo da cidade. Reconstruída em 1880 para receber a visita de Dom Pedro II, passou por ampla restauração concluída no ano passado. Anexo, funciona o Museu de Arte Sacra de Curitiba, que também foi modernizado.
Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito
Construída pelos e para os escravos por volta de 1737, no Largo da Ordem, a Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito foi demolida em 1931 e reconstruída em 1946.
Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge
Inaugurada em 1954 com arquitetura bizantina, a igreja está ligada à comunidade árabe de Curitiba. O encerramento do passeio acontece no local, que neste fim de semana sedia a 21ª edição da Festa Julina Árabe, reunindo música, comidas típicas e danças.
Serviço
Aula Passeio Igrejas Históricas de Curitiba
Quando: sábado, (5/7)
Horário: a partir das 14h
Saída: Catedral Basílica de Curitiba (R. Barão do Serro Azul, 31 — Praça Tiradentes)
*No jardim lateral, ao lado do Restaurante Mesa Solidária
Gratuito
Percurso: cerca de 1,6 km; duração aproximada de 2h30
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉