Balneabilidade

Partiu praia? Veja onde tomar banho de mar, nos pontos próprios do Paraná

Caiobá, no Litoral do Paraná. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Vai descer para o Litoral do Paraná neste fim de semana? Antes de cair na água, confira quais são os pontos com melhores condições para o banho de mar, segundo o 7º Boletim de Balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Água e Terra (IAT). No relatório também estão sinalizados os pontos próprios para banho nas prainhas de água doce do Estado. Confira boletim abaixo.

LEIA TAMBÉM – Motorista preso nas ferragens após acidente exige resgate técnico dos bombeiros em Morretes

Conforme o boletim, dos 76 locais monitorados no Paraná, entre Litoral e regiões Oeste e Norte, 55 foram considerados apropriados. E houve o acréscimo de três pontos impróprios em relação ao levantamento da semana passada: no trecho da avenida principal do Balneário Olho D’Água, em Pontal do Paraná; em parte do Rio do Nunes, em Antonina; e no Rio Marumbi, próximo à ponte Estrada Anhaia, em Morretes.

VIU ESSA? Surto de diarreia em praias de Santa Catarina é causado por vírus ‘pesadelo dos cruzeiros’

Entre os pontos considerados impróprios, há dez localizados na foz dos rios da região litorânea, ou seja, em regiões que drenam as áreas urbanas e que sempre receberam essa classificação.

Por outro lado, o trecho da Rua Costa Rica, no Balneário Nereidas/Eliane, em Guaratuba, voltou a receber a bandeira azul. Já nas Costas Oeste (praias artificiais no reservatório de Itaipu) e Norte (Primeiro de Maio) todos os pontos estão aptos para banho e recreação.

Riscos para a saúde

O Boletim de Balneabilidade divulgado pelo IAT toda sexta-feira, alerta a população sobre os locais que podem causar problemas de saúde quando em contato com a água, pela transmissão de bactérias, vírus, como dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.

LEIA AINDA – Asfalto com cerca de 40 anos começa a ser substituído no Bacacheri

São locais onde a análise laboratorial identificou a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos. O monitoramento começou na semana do Natal e vai até o fim da temporada, no carnaval.

Como saber

É possível acessar os Boletins de Balneabilidade no site www.iat.pr.gov.br no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP Balneabilidade Paraná, disponível para celular Android no Google Play. O serviço é ofertado há mais de 30 anos e realizado no período de maior fluxo de veranistas.

LEIA TAMBÉM – Com estradas travadas, praias de água doce viram opção para férias no Paraná

A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, e os resultados são divulgados semanalmente. Ao longo desta temporada do Verão Maior Paraná serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do carnaval.

Confira o boletim do Litoral 

Confira o boletim da Costa Oeste e Norte

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.