Cinco regiões de Paranaguá, no Litoral do Paraná, registraram falta de água na noite desta terça-feira (30/12) após o assoreamento da captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Alexandra. O problema afetou diretamente os bairros Alexandra, Toral, Tapera, Rio das Pedras e Ribeirão.
De acordo com a concessionária Iguá Saneamento, a equipe técnica foi acionada ainda durante a noite e a previsão inicial era de que os serviços de reparo fossem concluídos por volta das 23h. A normalização do abastecimento deveria ocorrer de forma gradual, em até duas horas após o término dos trabalhos.
Na manhã desta quarta-feira (31/12), a reportagem da Tribuna tentou contato com a empresa para confirmar se o fornecimento havia sido totalmente restabelecido, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
A situação ocorre poucos dias após o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, relatar nas redes sociais, na véspera de Natal (24/12), que sua residência, no bairro Jardim Araçá, também havia sido afetada pela falta de água. Nos comentários da publicação, moradores relataram que o problema vem se repetindo em diferentes pontos da cidade desde então.
Além da interrupção no abastecimento, a terça-feira foi marcada por alagamentos em diversos bairros, provocados pelo alto volume de chuva. Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foram registrados 78 milímetros de precipitação na estação da concessionária EPR Litoral Pioneiro, próxima à BR-277.
Outras duas estações também apontaram volumes de 35,6 mm em Floresta do Palmito e 63,2 mm em Morro Inglês.
Falta de água? Reclame!
A concessionária orienta os moradores a manterem o registro do cavalete fechado durante o período de instabilidade no abastecimento. A empresa reforça ainda que todos os imóveis devem possuir caixa d’água com capacidade mínima para 24 horas de consumo, conforme determina a norma técnica. Imóveis que seguem essa orientação tendem a não sofrer impactos imediatos, desde que o consumo seja consciente.
A Paranaguá Saneamento informou, por meio de nota, que lamenta os transtornos causados e pede a compreensão da população. Em caso de dúvidas ou para registrar ocorrências, os canais de atendimento podem ser acionados pelo número 0800 4000 520; pelo WhatsApp (041) 99244-5030; ou na loja da concessionária, localizada na Rua Vieira dos Santos, 333 – Campo Grande, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



