Interessados em seguir o exemplo do advogado paranaense Igor José Odar, que acaba de adquirir uma ilha em Santa Catarina, podem agora adquirir um recanto semelhante próximo a Guaratuba, no Litoral do Paraná. A Ilha da Pescaria, com vista privilegiada para a Ponte de Guaratuba, que está em fase final de construção, está à venda por R$ 25 milhões.
Com área total de 25.396 m², a ilha possui três quartos já edificados e integrados à paisagem natural. Além disso, o comprador terá direito a uma casa de apoio localizada no continente, que pode servir como suporte logístico, ponto de administração ou moradia auxiliar para funcionários e visitantes.
A ilha conta com abastecimento de água doce, fator que garante autonomia para uso exclusivo de lazer ou para a implantação de um empreendimento turístico. A proximidade da ponte de Guaratuba, cuja execução já ultrapassa 70%, amplia o potencial da área para novos empreendimentos.
É possível comprar ilhas no Brasil?
No Brasil, a chamada “compra de uma ilha” refere-se, na prática, à aquisição do direito de uso e ocupação da área, e não dá posse plena do território. Isso acontece porque a Constituição Federal determina que a maior parte das ilhas marítimas, costeiras e oceânicas pertence ao Governo Federal, havendo apenas algumas exceções no caso de serem sedes de municípios.
Por essa razão, a legislação restringe a aquisição a pessoas físicas e jurídicas brasileiras, proibindo ou limitando a compra por estrangeiros em regiões consideradas estratégicas, como áreas de fronteira ou de segurança nacional.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉
