Interessados em seguir o exemplo do advogado paranaense Igor José Odar, que acaba de adquirir uma ilha em Santa Catarina, podem agora adquirir um recanto semelhante próximo a Guaratuba, no Litoral do Paraná. A Ilha da Pescaria, com vista privilegiada para a Ponte de Guaratuba, que está em fase final de construção, está à venda por R$ 25 milhões.

continua após a publicidade

Com área total de 25.396 m², a ilha possui três quartos já edificados e integrados à paisagem natural. Além disso, o comprador terá direito a uma casa de apoio localizada no continente, que pode servir como suporte logístico, ponto de administração ou moradia auxiliar para funcionários e visitantes.

A ilha conta com abastecimento de água doce, fator que garante autonomia para uso exclusivo de lazer ou para a implantação de um empreendimento turístico. A proximidade da ponte de Guaratuba, cuja execução já ultrapassa 70%, amplia o potencial da área para novos empreendimentos.

É possível comprar ilhas no Brasil?

No Brasil, a chamada “compra de uma ilha” refere-se, na prática, à aquisição do direito de uso e ocupação da área, e não dá posse plena do território. Isso acontece porque a Constituição Federal determina que a maior parte das ilhas marítimas, costeiras e oceânicas pertence ao Governo Federal, havendo apenas algumas exceções no caso de serem sedes de municípios.

continua após a publicidade

Por essa razão, a legislação restringe a aquisição a pessoas físicas e jurídicas brasileiras, proibindo ou limitando a compra por estrangeiros em regiões consideradas estratégicas, como áreas de fronteira ou de segurança nacional.

Manda pra Tribuna!

continua após a publicidade

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉