Novo comando

Paraná será referência em administração pública, promete Ratinho Jr em discurso

RatinhoFoto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Em seu primeiro discurso como governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior voltou a defender que o Paraná se torne o estado mais moderno e eficiente do Brasil, tornando-se referência em administração pública. A meta é ousada para o mais jovem governador da história do estado, com apenas 37 anos. Para isso, Ratinho Jr. aposta na definição de metas e a implementação de um planejamento que possa valorizar os servidores, economizar dinheiro e evitar o desperdício de recursos e esforços.

“Não viveremos mais o estado do improviso, vamos planejar o nosso futuro. Nós sabemos onde queremos chegar e o único caminho possível é a eficiência”, afirmou em seu discurso na Assembléia Legislativa. Defensor do Estado Necessário, pautado por uma estrutura enxuta, o governador confirmou que irá reduzir o número de secretarias de estado de 28 para 15.

Veja quais serão as secretarias do governo Ratinho Jr.:

Secretaria da Casa Civil – Guto Silva

Secretaria de Estado de Gestão Pública – Reinhold Stephanes

Secretaria de Estado da Fazenda – Renê de Oliveira Garcia Júnior

Secretaria de Estado de Comunicação Social e Cultura – Hudson José

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental e Turismo – Márcio Nunes

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas – João Carlos Ortega

Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – Sandro Alex

Secretaria de Estado da Educação e Esporte – Renato Feder

Secretaria de Estado da Saúde – Beto Preto

Secretaria de Estado de Segurança Pública – Luiz Felipe Kraemer Carbonell

Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho – Ney Leprevost

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento – Norberto Ortigara

Secretaria de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes – Valdemar Bernardo Jorge

Procuradoria Geral do Estado – Letícia Ferreira da Silva

Controladoria Geral do Estado – Raul Siqueira

“Vamos mostrar que é possível governar com um menor número de secretarias e de espaços. Com isso, daremos mais velocidade às decisões para que seja possível planejar um Estado moderno e eficaz e, acima de tudo, para que seja possível acabar com as mordomias que ao longo do tempo foram se acomodando no poder público. Com isso, será possível investir em áreas prioritárias, oferecer serviços de qualidade e melhorar a vida da população”, afirmou o governador.

Ele informou que serão feitos investimentos na infraestrutura do Estado e na capacitação e valorização dos servidores e que as empresas, independente do porte, terão mais apoio do Estado. “Vamos realizar os ajustes necessários para melhorar os resultados e a entrega dos serviços que a população precisa e merece. E vamos facilitar a vida das pessoas e das empresas”, garantiu.

Ratinho falou de vários temas no discurso da Assembléia, como saúde, agricultura, segurança pública, turismo e educação.”Na educação, o aluno será o centro do processo de ensino. Vamos em busca do melhor IDEB. Será a nossa meta e o nosso desafio”, disse, prometendo ainda que as crianças terão três refeições na escola.

O ambiente político, segundo Ratinho, nunca foi tão favorável para as mudanças. “Pela primeira vez, o Paraná terá senadores alinhados ao governo e deputados federais e estaduais comprometidos com o novo modelo de fazer política”. Ratinho Junior também citou o bom relacionamento com a sociedade civil organizada, representada pelo seu vice, Darci Piana, que foi presidente da Fecomércio.

Ratinho durante a posse na Assembléia Legislativa. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Ratinho durante a posse na Assembléia Legislativa. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Confira o que disse Ratinho em outros temas:

Agricultura

“Seremos o celeiro do mundo e vamos agregar valor à produção. Vamos investir em tecnologia, apoiar os produtores em todos as áreas, da economia familiar às grandes cooperativas. A infraestrutura será uma das bases para apoiar esse crescimento”.

Infraestrutura

“Vamos ampliar e modernizar nossos aeroportos, rodovias e ferrovias. Melhorar eficiência de nossos portos e consolidar novos projetos. Seremos o hub logístico da América Latina para assumir a liderança econômica da nossa região”.

Segurança

“Vamos valorizar nossos profissionais e combinar as mais modernas tecnologias com inteligência, estratégia e a presença ampliada de nosso contingente nas ruas”. 

Ensino Superior

“Vamos consolidar nossas universidades como polos de desenvolvimento regional, vamos valorizar os educadores e todos os colaboradores envolvidos nesse processo para garantir a melhor formação possível para nossos jovens. Nossas escolas vão formar os cidadãos e os novos desafios que o século XXI 21 nos impõe”.

Empregos

“Vamos focar na geração de empregos, mas empregos próximos das pessoas. Gerando novas oportunidades em todas as regiões para não separar as famílias”.

Economia

“Vamos atrair e desenvolver novas atividades econômicas. Se já somos o Estado do agronegócio, seremos também o Estado do turismo, inovação tecnológica e novos modelos industriais”.

Saúde

“Teremos programas para garantir que a saúde no nosso Estado seja sinônimo de respeito e de qualidade”.

Gestão

“Vamos fazer essa transformação com uma gestão consistente, com planejamento, com a indicação dos melhores profissionais, uso das melhores técnicas e junto com a valorização e capacitação de nossos servidores”.

Redução da máquina

“Não terei medo e não vou ceder um milímetro para acabar com os privilégios e excessos da máquina pública. Vou defender e praticar o Estado Necessário, aquele que se pauta pela eficiência e pela estrutura necessária para resgatar a dignidade dos que mais precisam e incentivar novas oportunidades”.