Imunização

Paraná não deve exigir receita médica para vacinar crianças contra a covid-19, diz Beto Preto

Secretário Estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Paraná não deve exigir documentação como receita médica para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, divergindo do discurso do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, dado na última quinta-feira (23). A informação sobre a decisão do estado veio do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, em declaração dada na noite de sexta-feira (24) ao G1.

LEIA TAMBÉM:

>> Vacina contra covid-19 para crianças e para adultos tem diferenças; saiba quais

>> Não se vacinar aumenta em quase três vezes o risco de ter covid-19, diz estudo de Curitiba

Ainda na sexta, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) também divulgou posicionamento em que rebate a necessidade de documento médico recomendando a dose, dando a entender que os estados podem vir a não exigir este tipo de protocolo.

O Conass defende ainda que a segurança e eficácia do uso pediátrico da vacina é apontado “por cientistas do mundo inteiro” e que campanhas de vacinação infantil promovidas no país garantiram a erradicação de diversas doenças, como a poliomielite, o sarampo e mais de 20 doenças imunopreveníveis. “Por isso, no lugar de dificultar, a gente procura facilitar a vacinação de todos os brasileirinhos”, completa o texto.

LEIA MAIS – Novo parque da região de Curitiba deve ser inaugurado em 2022; veja novas áreas de lazer previstas pra RMC

Queiroga disse, na quinta-feira, que o Ministério da Saúde recomendará prescrição médica para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, com termo de consentimento dos pais. Mesmo contrariando a intenção do Governo Federal, Beto Preto disse que o Paraná manterá o diálogo e gentileza ao tratar do tema.

“Dentro da segurança, para os paranaenses, nós queremos vacina para as crianças de maneira universal, ostensiva, uma grande vacinação. É para isso que estamos nos preparando”, afirmou o secretário ao G1.

Em 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso de vacina da Pfizer para a imunização de crianças no país. A decisão, entretanto, não significa autorização para a aplicação, que cabe ao Ministério da Saúde.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro