Depois do alerta vermelho emitido neste domingo (16/11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reduziu o nível de preocupação, mas manteve o aviso para tempestades em todo o Paraná. Até às 10h desta terça-feira (18/11), um alerta laranja segue válido para todas as regiões do estado.
O aviso aponta risco de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h e chance de granizo. As condições aumentam a possibilidade de quedas de energia, danos em plantações, desabamento de árvores e alagamentos em bairros e até cidades inteiras.
Segundo a Defesa Civil do Paraná, nesta segunda-feira (17/11), as instabilidades mais fortes devem atingir áreas próximas às fronteiras com o Paraguai e a Argentina, além da divisa com o Mato Grosso do Sul. As chuvas são impulsionadas pelo avanço de uma nova frente fria, que intensifica a formação de nuvens carregadas na região.
Para terça-feira, o órgão alerta para volumes mais altos entre a madrugada e a tarde, quando núcleos de chuva localizada tendem a se desenvolver. Informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicam atenção especial para as áreas do Leste e do Litoral, onde as instabilidades devem se concentrar.
O cenário é potencializado por um novo sistema de baixa pressão que atua próximo ao Paraná. No Litoral, principalmente na faixa até Guaraniaçu, o alerta de ventos intensos segue até às 18h desta segunda. As rajadas podem chegar a velocidades suficientes para deslocar dunas de areia e provocar danos em estruturas próximas à orla.
Previsão do tempo para Curitiba. Como fica?
Não há previsão de quedas bruscas de temperatura ao longo da semana. A presença constante de nuvens e o avanço das instabilidades, porém, deixam o aquecimento mais lento durante o dia. Em Curitiba, a máxima deve chegar a 27 ºC até o fim da semana.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



