Superação

Pai maratonista de Curitiba percorre 500 km levando o filho numa cadeira especial

sergio e lucas
Sérgio e Lucas, pai e filho, há percorreram mais de 500 km juntos. Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná.

Parceria, amor e superação. Assim pode se definir o amor entre pais e filhos, mas uma família residente no bairro Tarumã, em Curitiba, reforça que em momentos de incertezas e dúvidas, a união e o esporte possibilitam um sentimento que em palavras é difícil descrever. São mais de 500 km levando o filho em uma cadeira especial pelo Brasil em maratonas, e servindo de inspiração para as pessoas, encarando de frente adversidades como um verdadeiro super-herói.

A relação entre o comerciante Sérgio Luiz de Paula, 53 anos, com a corrida é antiga. Há 30 anos participa de eventos desportivos, mas a vida do atleta não é somente formada em melhorar tempos individuais ou mesmo vencer uma prova diante de vários concorrentes. Tratar lesões é algo normal para quem está no esporte, mas diante de uma agitada rotina dentro de casa e no trabalho na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a decisão foi de dar um tempo em 2003.

LEIA TAMBÉM:

>> Radares: novos trechos de ruas de Curitiba com alto índice de acidentes terão fiscalização

>> Jacaré-do-papo-amarelo é resgatado de canal em Matinhos, no Litoral do Paraná

Uma história comum entre tantos desportistas, mas um exemplo dentro de casa não deixaria Sérgio se aposentar. Lucas Ferreira, 28 anos, é portador de microcefalia, um raro distúrbio neurológico em que o cérebro da criança não se desenvolve completamente. A criança com microcefalia geralmente tem diferentes graus de deficiência intelectual, que afeta a fala, funções motoras, e outros problemas associados com anormalidades neurológicas.

Lucas é filho do primeiro relacionamento de Telma, atual esposa de Sérgio, ou seja, não existe biologicamente parentesco entre os dois. No entanto, o padrasto hoje é considerado o verdadeiro pai. O amor incondicional com a dupla é percebido com o olhar e o esporte só aumentou o sentimento de amor. Em 2015, Telma comentou com o marido de uma reportagem de um grupo de Curitiba chamado Guerreiros da Roda que levavam pessoas com necessidades para passear e curtir a cidade. “Com essa cobrança, ganhei motivação para voltar a correr. Digo hoje que na verdade, eu voltei pelo Lucas e corro por ele. Ele fica mais feliz, animado e ganha qualidade de vida”, disse Sérgio que empurra uma cadeira especial durante todo o percurso de uma maratona. Juntos correram mais de 500 km, participando de várias corridas pelo Brasil, entre elas a São Silvestre, em São Paulo.

Força no braço e amor no coração

A cadeira em que o Lucas fica sentado pesa em média 27 quilos. Ela é de ferro com três rodas, freio nas mãos como se fosse uma bicicleta, banco de couro, buzina e cinto de segurança. O controle é feito exclusivamente por Sérgio, que precisa direcionar o caminho e manter o embalo para a corrida. Com a cadeira e o peso do Lucas, Sérgio leva com a força dos braços um peso total de 60 quilos. “Correr empurrando uma cadeira não é fácil, mas viramos exemplos aos outros. Não existe uma corrida que não apareçam duas ou três pessoas que valorizem a nossa união. Isso é incentivo para não parar de correr com ele.  É muito gratificante, pois tem que buzina e pede para registrar por foto”, comentou Sérgio que costuma treinar na Victor Ferreira do Amaral, principal rua do bairro.  A presença de Lucas depende da questão meteorológica, pois em dias de frio ou chuva, o filho fica em casa para se preservar.

Sérgio não pensa em parar de correr e só projeta o novo desafio. “Sou um homem realizado, pois sei que faço a diferença na vida do Lucas. Tenho a consciência de que ele também faz  essa mesma diferença na minha vida, pois não sou o pai biológico  do Lucas, eu crio ele desde que ele tinha 5 anos. Ainda tem a Isabela, o Gabriel e Matheus que são nossos filhos, e que amam o Lucas. Eu faço a minha parte, pois sou um pai normal. Eu erro e acerto, mas tento sempre fazer o melhor para eles”, completou Sérgio que já fez a inscrição para a sexta participação da dupla na São Silvestre, em dezembro.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro