A obra de reforço estrutural do viaduto do Alto Boqueirão, que liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha sobre a linha férrea, em Curitiba, entrou na etapa final. Na sexta-feira (20), equipes trabalharam na concretagem da laje principal da estrutura que, após apresentar anomalias causadas pela ação do tempo, recebeu melhorias para aumentar a vida útil do local e permitir a passagem de veículos leves. O viaduto bloqueado afeta vida de milhares de pessoas que não conseguem se deslocar rapidamente pelo bairro.

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O trabalho está sendo realizado sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Cerca de 80 m³ de concreto foram lançados ao longo dos 42 metros de extensão do viaduto. Nas próximas semanas, enquanto acontece o período de cura do concreto aplicado no tabuleiro superior, os serviços serão de implantação de calçada na lateral da pista de rolamento e preparação para a pavimentação nas cabeceiras do viaduto.

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Outra etapa acontecerá sob a base inferior do viaduto, onde as equipes farão a recuperação da estrutura, com a restauração dos pilares de sustentação. Os próximos passos serão a implantação das defensas metálicas.

Com o término das obras, previsto para o fim de novembro, o viaduto será liberado para a passagem de carros e caminhonetes, com no máximo duas toneladas de peso por veículo.

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Faixa “comemorava” a triste data de enrolação da obra em Curitiba. Foto: Arquivo/Reprodução/Redes Sociais.

Novo viaduto em Curitiba

Paralelamente às obras de reforço da estrutura atual, um projeto de um novo viaduto já está em desenvolvimento pela equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Com a construção futura do novo viaduto com capacidade para o trânsito pesado, a estrutura atual em reforma será incorporada ao sistema viário como uma passarela de uso diverso para a comunidade.

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