Testes em breve!

Novo transporte público alternativo ao metrô no Paraná? Descubra detalhes!

Imagem mostra um novo modelo de transporte alternativo ao metrô, que entrará em testes no Paraná.
Imagem mostra um novo modelo de transporte alternativo ao metrô, que entrará em testes no Paraná. Foto: Reprodução/Instagram Ratinho JR.

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (30), o governador do Paraná, Ratinho Júnior, apresentou o novo modelo de transporte público único no Brasil. A novidade deve começar a circular em fase de testes na Região Metropolitana de Curitiba, que deve ocorrer entre novembro e dezembro deste ano.

Chamado de Bonde Digital Urbano (BUD), o veículo elétrico foi fabricado na China. Como parte de um projeto-piloto da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), as imagens mostram o modelo já plotado com o logotipo do órgão público para a operação no estado. Confira o modelo na publicação nas redes sociais abaixo:

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A tecnologia, conhecida como DRT (Digital Rail Transit, ou transporte sobre trilhos digitais, em português), usa indução magnética para guiar o veículo por uma rota sinalizada no asfalto, como se fosse um “metrô de superfície”.

O modelo adquirido é 100% elétrico, atinge até 70 km/h e possui três vagões para passageiros. A vida útil do transporte é de até 30 anos, segundo o fabricante CRRC Nanjing Puzhen, que é a empresa contratada para o projeto. 

O governo do Estado está participando com R$ 6 milhões no projeto para obras de infraestrutura, sinalização, transporte e outros investimentos acessórios, conforme contrato nº 4215/2025 da AMEP. A aquisição é parte de um contrato de admissão temporária, com duração de 15 meses. O modelo será importado para testes e ainda não fará parte da frota oficial do transporte metropolitano.

Primeira rota será entre Pinhais e Piraquara

Durante os testes, o bonde digital vai circular em um trajeto de 10 quilômetros, ligando o Terminal de Pinhais ao Terminal de São Roque, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O percurso foi escolhido por ter tráfego moderado, perfil urbano e geografia compatível com a operação experimental, conforte descritivo do contrato.

O veículo será testado em operação real para monitorar o desempenho, o consumo energético, o conforto dos passageiros e o nível de integração com a malha atual de ônibus. Técnicos da fabricante chinesa também devem acompanhar os testes no Brasil.

Alternativa ao metrô?

A aposta é que o modelo possa se tornar uma alternativa intermediária entre o sistema BRT, como os ligeirinhos e os ônibus biarticulados, e um projeto de metrô. O custo de implementação é mais baixo, já que o DRT não exige trilhos nem estrutura aérea.

Cidades como Xangai, na China, e Monterrey, no México, já adotam o modelo em seus sistemas de transporte urbano. As informações sobre como funcionará o teste com passageiros ainda serão divulgadas pelo governo estadual nas próximas semanas.

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