A prefeitura de Curitiba divulgou, na manhã desta segunda-feira (27/10), uma simulação mostrando como ficarão as novas avenidas Sete de Setembro e Presidente Affonso Camargo, na região do bairro Cristo Rei, após as intervenções previstas no projeto do BRT Leste/Oeste. As novas estações-tubo que serão construídas incluem Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.
Além das estações modernizadas, a simulação em 3D ilustra as melhorias urbanas planejadas para beneficiar todos os modais de transporte. O projeto prevê a construção de um novo pavimento em concreto exclusivo para ônibus biarticulados, juntamente com a ampliação da calçada na Praça Eufrásio Correia, a instalação de ciclovias e a reorganização da sinalização viária.
Também estão contempladas a requalificação das vias lentas, melhorias no sistema de drenagem, implantação de paisagismo e modernização da iluminação pública. Confira, abaixo, como ficará:
Um dos destaques da animação é a estação-tubo Eufrásio Correia, um ponto estratégico que conecta os eixos de transporte Norte-Sul e Leste-Oeste de Curitiba. A previsão é de ampliação da estação, com duplicação da capacidade e reposicionamento da estrutura, garantindo mais conforto e funcionalidade para os usuários.
A canaleta em frente à estação Mariano Torres também será ampliada, com o objetivo de melhorar o desempenho dos ônibus biarticulados e reduzir o tempo de viagem. A simulação em 3D foi desenvolvida pela Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), responsável pela coordenação dos projetos estruturantes com financiamento internacional.






Obras
As intervenções do Lote 2.3 do Projeto BRT Leste/Oeste tiveram início em setembro, começando pela Avenida Presidente Affonso Camargo, no trecho entre a Avenida Mariano Torres e a Rua Zeila Moura dos Santos, próximo ao Viaduto do Capanema. Nessa área, está sendo implantado o novo pavimento da canaleta para ônibus, o que exige desvios temporários das linhas biarticuladas.
Um pequeno trecho da Avenida Sete de Setembro, com cerca de 100 metros entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Lourenço Pinto, também começou a receber obras. As demais intervenções na Sete de Setembro estão previstas apenas para 2026. O Lote 2.3 tem valor contratual de R$ 43,6 milhões e prazo de execução estimado em 15 meses.
O projeto conta com financiamento internacional do New Development Bank (NDB) no valor de US$ 75 milhões, além de contrapartida municipal de US$ 18,75 milhões. Ao todo, serão requalificados 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, incluindo a reforma de 34 estações-tubo.
Além das estações, cinco terminais serão reformados, entre eles os do Capão da Imbuia e do Campina do Siqueira, que receberão novos equipamentos. A modernização do sistema também prepara Curitiba para a integração de ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte, reforçando o compromisso da cidade com mobilidade urbana sustentável e mais eficiente.
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