A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) retomará, na manhã da próxima terça-feira (09), o debate sobre a criação do Polo Gastronômico do Pinheirinho. O projeto de lei, que tem como justificativa incentivar o desenvolvimento do bairro da região sul da capital, entrou na pauta do plenário no dia 19 de março, mas teve a votação adiada por nove sessões a pedido do autor, Mauro Bobato (Pode).

continua após a publicidade

Conforme a proposta, o Polo Gastronômico do Pinheirinho abrange um trecho da rua Nicola Pellanda, entre as ruas Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração e Celeste Tortato Gabardo. 

+Leia mais! Vereador de cidade do Paraná morre após capotar carro na BR-277

Além de desenvolver o bairro, a proposta também busca incentivar a realização de eventos culturais e gastronômicos na região, promover melhorias na segurança, iluminação, calçadas e sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes.

continua após a publicidade

A ideia, explica o autor, é “dar maior visibilidade ao comércio gastronômico” do bairro Pinheirinho. Uma emenda supressiva à proposta de lei pretende suprimir do texto o dispositivo que prevê a repressão ao comércio ambulante irregular (033.00015.2023). Em março, ao pedir o adiamento da votação, Mauro Bobato disse que a ideia era debater ajustes no projeto de lei com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). 

O que são polos gastronômicos

Conforme o  Plano Diretor de Curitiba, lei municipal 14.771/2015, os polos gastronômicos são “aglomerações urbanas, características por localizarem-se em locais de passagem comercial, capazes de promover a transformação para a expansão de produtos e serviços de natureza gastronômica, através da formação de parcerias, acordos e convênios, aumentando a condição de produção local, fortalecendo os agentes do setor e permitindo a qualificação permanente do segmento, em prol do crescimento econômico e social, assim como o fortalecimento da identidade local”. A legislação acrescenta que os polos podem receber incentivos.

continua após a publicidade

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Você já viu essas?

Moda e lifestyle

Shein vai abrir loja física em Curitiba: brindes, descontos e peças a partir de R$ 21,99

10 mais ricos do Brasil

Fundador de gigante dos cosméticos de Curitiba está na lista de bilionários da Forbes

Mini terreno!

Lote no Pilarzinho a partir de R$ 17 mil? Terreno tem permissão para venda em Curitiba


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.