O Circular Centro, linha de ônibus que deve retornar com a nova concessão do transporte coletivo, terá frota elétrica e nova rota. As informações foram dadas nesta quarta-feira (15/10) pelo presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.
A volta do Circular Centro está programada para o segundo semestre de 2026. A linha, que foi desativada durante a pandemia, tinha itinerário concentrado na região central e se diferenciava pelos veículos na cor branca e pela tarifa reduzida. Maia Neto diz que está sendo estudada uma nova rota e a intenção é modernizar o itinerário, cobrindo vários pontos do Centro da capital.
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“Vamos utilizar ônibus menores, de cerca de dez metros de comprimento, e teremos também tarifa diferenciada”, afirmou. O pagamento será por cartão transporte e de crédito e débito, como nas demais linhas do sistema. A cor dos ônibus da linha ainda não foi definida, mas será diferente das demais.
Circular Centro: uma linha cheia de história em Curitiba
A linha Circular Centro começou a funcionar em 10 de setembro de 1981 e chegou a transportar 46 mil passageiros por mês em ambos os sentidos (horário e anti-horário). A linha circulou até 2020, quando foi desativada por conta da pandemia de covid-19.
O itinerário cobria percursos curtos para compras e passeios de segunda-feira a sábado.
O retorno do Circular Centro e a implantação de mais quatro linhas diretas são alguns projetos da nova concessão do transporte coletivo. Estão previstas as linhas diretas Terminal Tatuquara – Terminal Carmo; Terminal Pinheirinho – Terminal Centenário; Terminal Santa Felicidade – Terminal Bairro Alto; e Terminal Portão – Terminal Capão da Imbuia.
“São linhas que facilitarão muito a vida dos passageiros. Hoje, para ir do Tatuquara ao Carmo, o passageiro precisa ir até o Terminal Pinheirinho, de lá partir para o Terminal Capão Raso, e pegar o Interbairros 3 para chegar até o Terminal Carmo. Com a nova linha Tatuquara-Carmo não haverá necessidade de baldeação, será um percurso direto”, diz Maia Neto. Outras linhas, segundo ele, poderão surgir de acordo com a demanda. Entre os estudos está o retorno da linha Aeroporto, em parceria com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná.
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