Virada grande no tempo!

Novo ciclone se forma no Sudeste e aumenta risco de tempestades no Paraná

Imagem mostra a formação de uma grande e pesada nuvem de chuva sobre a cidade de Curitiba.
Foto: Leonardo Coleto/Tribuna do Paraná.

Um novo ciclone deve se formar no Sudeste do país a partir de sexta-feira (30/1). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que os estados mais afetados serão São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Paraná, a atuação de uma área de baixa pressão associada ao sistema pode favorecer a ocorrência de chuvas.

De acordo com o Inmet, o ciclone deve se organizar no litoral dos estados do Sudeste. A previsão indica volumes de chuva que podem ultrapassar 100 milímetros em áreas da Serra da Mantiqueira. No litoral paulista, os acumulados também chamam atenção e podem superar os 60 milímetros.

No Paraná, a combinação entre a frente fria e o sistema de baixa pressão deve provocar chuvas intensas e tempestades isoladas. As regiões com maior risco incluem a Região Metropolitana de Curitiba e áreas próximas à divisa com Santa Catarina. Há previsão de ocorrência de raios, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo. 

Nessas áreas, o acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros em um intervalo de 24 horas. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apesar da instabilidade, as temperaturas seguem elevadas. As tempestades tendem a se formar principalmente no período da tarde, com rápida intensificação. 

O cenário de instabilidade deve se prolongar ao longo de todo o fim de semana, com maior persistência das chuvas nas regiões Leste e dos Campos Gerais. Em Curitiba, as temperaturas máximas devem ficar mais contidas, alcançando cerca de 24 ºC. 

Até o momento, a previsão indica que o ciclone deve continuar atuando até o início da próxima semana. O sistema favorece a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso, mantendo as condições para chuva em parte do Sul e do Sudeste do país.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google