Estrutura

Novas barracas da Feirinha do Largo são apresentadas e estreiam no aniversário de Curitiba

Feirinha do Largo ganha novas barracas em 2022
Protótipo da nova barracas para a Feirinha do Largo da Ordem. Foto: Divulgação/Ippuc

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentou, nesta quinta-feira (16), ao prefeito Rafael Greca, o protótipo de novas barracas para a Feira de Arte e Artesanato Garibaldi, a conhecida Feirinha do Largo da Ordem.

A proposta, validada pelo prefeito, é a da substituição das estruturas atuais, já desgastadas pelo tempo, e que não oferecem mais a segurança necessária e praticidade aos feirantes. “As novas barracas aliam a sua utilidade à beleza. São exemplos de design curitibano. A partir do aniversário de 329 anos de Curitiba, em 2022, farão parte da nossa identidade cultural”, afirmou Greca.

+ WEBSTORIES: Fomos conhecer as novidades da nova Starbucks, em Curitiba

Como serão

O protótipo tem estrutura projetada com sistema retrátil de montagem e desmontagem e cobertura para proteger os feirantes e clientes do sol e da chuva. A nova barraca tem armação em aço galvanizado, aparadores em madeira certificada e conta com lonas em laminado em PVC flexível colorido, reforçado com tecido de poliéster de alta tenacidade, na cobertura e nas laterais. As medidas são 4m² de área útil (2mx2m), sendo a cobertura 2×3 para abrigar do sol e da chuva. 

+ Leia mais: Estudo do Butantan após vacinação em massa mostra 99% de efetividade da CoronaVac

“Duas pessoas conseguem montar a barraca, em cerca de dois minutos. Ela foi projetada para garantir mais conforto aos feirantes e clientes e praticidade na montagem, no transporte e no armazenamento”, explicou o arquiteto do setor de Projetos do Ippuc, João Guilherme Dunin, autor do projeto. Segundo Dunin, a escolha dos materiais foi pensada para a utilização em longo prazo e para ter durabilidade, resistência e ser de fácil substituição se necessário.

O Instituto Municipal do Turismo está elaborando um termo de referência que fará parte do edital de licitação para contratação da fabricação das estruturas. A estimativa é a de que sejam feitas 1.300 e 1.400 barracas para atender aos feirantes do Largo, custeadas com recursos do Tesouro Municipal.

Aprovadas pelo prefeito Rafael Greca, novas barracas desenhadas para a Feira de Artesanato do Largo da Ordem. Foto: Divulgação/IPPUC

O desenho

Para desenhar o protótipo, João Guilherme Dunin se inspirou em uma gravura do pintor neoclássico francês Jean-Baptiste Debret, datada de 1835, que retrata vendedores de carvão e de milho.

+ Veja mais: Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba faz apelo para pagar dívida de R$ 15 mil

“Nos traços da gravura de Debret está uma barraca com uma articulação no topo e uma cobertura sobre ela. No protótipo, o desenho da articulação foi feito em X, para permitir o fechamento em peça única”, explica o arquiteto do Ippuc.

A articulação em X também possibilita mais espaço de exposição de produtos e de atendimento ao público, livre de pilares e apoios.

Jean Baptiste Debret fez parte da Missão Artística Francesa ao Brasil, em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, tornou-se professor de pintura. Em 1818, foi o responsável pela decoração para a coroação de D. João VI, no Rio de Janeiro. De 1823 a 1831, foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, atividade que alternou com viagens para várias cidades do país. Deixou o Brasil em 1831, retornou a Paris onde editou o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes, ilustrado com aquarelas e gravuras produzidas com base em seus estudos e observações.

Novo normal

A disposição das novas barracas irá respeitar a faixa acessível implantada no Centro Histórico, bem como terá afastamento entre as estruturas, garantindo a mobilidade dos trabalhadores e visitantes da feira. Com o novo desenho proposto, a entrada dos feirantes será pela parte de trás da barraca.

Com as restrições impostas pelo novo coronavírus, a Feirinha do Largo opera com 50% da capacidade, não excedendo 600 barracas aos domingos e 300 aos sábados.

+ Veja também: Iluminação da Rodovia João Leopoldo Jacomel entra na fase de habilitação

Nesse período de pandemia as regras para a prevenção e controle da covid-19 definem como necessário: 

I – Distanciamento de 2m;
II – Uso obrigatório de máscaras; 
III – Disponibilização pelos artesãos de álcool 70% ou sanitizantes de efeito similar para uso próprio e de clientes; 
IV – Organização de filas para evitar aglomerações; 
V – Presença de apenas um artesão por barraca; (exceção para barracas de alimentação, que devem obedecer o distanciamento de 1,5m) 
VI – Recomendação para que seja evitada a possibilidade de manipulação dos produtos a serem comercializados pelo público em geral; (ou que seja utilizado álcool em gel antes e após o manuseio) 
VII – Colocação de cartazes de orientação e utilidade pública referentes à prevenção da covid-19, a serem disponibilizados pelo Instituto Municipal de Turismo.

A conhecida Feirinha do Largo acontece desde 1973, tendo sido originada a partir de exposições de comunidades hippies da cidade. Até hoje, a feira é conhecida como alguns como Feirinha Hippie. 

A feira tem coordenação do Instituto Municipal de Turismo. Os comerciantes oferecem aos visitantes produtos gastronômicos e artesanais feitos em produtos como madeira, tecidos, pedras e metais. Antes da pandemia, havia 1.270 barraquinhas da feira com uma circulação de cerca de 20 mil visitantes todos os domingos.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.