Abençoada

Nova capela em Curitiba tem fragmento do corpo de Santa Rita de Cássia

Paróquia de Santa Rita de Cássia. Foto: Divulgação

O bairro Hauer, em Curitiba, ganha nesta quarta-feira (22) mais um espaço para venerar Santa Rita de Cássia, a Santa das Causas Impossíveis. Chamado de Capela da Relíquia, o espaço será inaugurado às 19h, na Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia [Rua Padre Dehon, 728, Hauer] e abrigará uma Relíquia de Primeiro Grau, que é um fragmento de osso do corpo incorrupto de Santa Rita.

A cerimônia contará com missa solene presidida pelo Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Reginei Modolo.

A relíquia, certificada pelo Vaticano, já está no Santuário desde 2017 e pode ser vista pelos devotos nas novenas realizadas no dia 22 de cada mês. Como explica o pároco, padre Maicon Frasson SCJ, “o objetivo da Capela com a exposição da Relíquia de Primeiro Grau é permitir uma proximidade ainda maior do público com Santa Rita e uma oportunidade para os devotos agradecerem e pedirem sua intercessão todos os dias”.

+ Leia mais: Curitiba pode ganhar novo polo gastronômico em bairros; saiba onde

Reitor do chamado “Santuário das Rosas”, padre Maicon relata que a Relíquia foi trazida da Itália por um antigo sacerdote que atuou no Santuário. “Após a morte deste sacerdote, a família resolveu doar o relicário à paróquia para que pudesse ser exposto, permanecendo próximo aos devotos”, complementa.

Projeto

O projeto da Capela da Relíquia foi elaborado por João Zabel – mesmo projetista do presbitério e do painel do Santuário das Rosas – e dialoga com as demais estruturas existentes. Já o mosaico que integra a composição foi desenhado pela artista plástica Inês Grisotto – também responsável pelo mosaico da Capela do Santíssimo do Santuário – e envolve os símbolos que fazem parte da vida de Santa Rita como as abelhas brancas, as rosas e o figo.

+ Veja também: Morcego raro é reencontrado no Paraná após mais 100 anos desaparecido

Um dos pontos a destacar, observa padre Maicon, é que a edificação da capela, contou com o suporte financeiro de 1.120 famílias que participaram ativamente da campanha “Sob o olhar de Santa Rita”, aberta no mês de maio deste ano. “Essas famílias colaboraram com valores diversos e tiveram seus nomes gravados nas paredes que dão sustentação ao mosaico da nova capela e ficarão eternizadas em nosso Santuário”, comenta.

Raridade

De acordo com o pároco, o “Santuário das Rosas” recebe centenas de pessoas ao longo da semana, especialmente nos dias 22 de cada mês e às quintas-feiras, quando são realizadas as novenas perpétuas em honra à Padroeira. “Entendemos que isso deve se acentuar ainda mais a partir de agora, com devotos e paroquianos de todo o país enchendo de rosas o altar dedicado à nossa intercessora, Santa Rita de Cássia – a popular Santa das Causas Impossíveis”.

Padre Maicon entende que “esse é um momento de muitas graças na comunidade. No começo do ano tivemos a oportunidade de inaugurar uma imagem de Santa Rita na Pedra da Oração e agora reforçamos ainda mais o devocional com a exposição da Relíquia, algo realmente muito particular e raro em todo o mundo”, enfatiza.

História e vida de fé

Santa Rita nasceu na Itália, em 1381. Chamada Margherita, ganhou o carinhoso apelido de Rita com o qual seria conhecida no mundo todo, associado ao título de “Santa das causas impossíveis”.

Segundo o Papa João Paulo II, “Rita foi reconhecida ‘santa’ não tanto pela fama dos milagres que a devoção popular atribui à eficácia de sua intercessão junto de Deus. Porém, muito mais pela sua assombrosa ‘normalidade’ da existência quotidiana, por ela vivida como filha, esposa e mãe, depois como viúva e enfim como monja agostiniana”.

+ Viu essa? Gangue arromba e furta prédios em bairro nobre de Curitiba, aterrorizando moradores

Rita morreu no mosteiro de Cássia, em 22 de maio de 1457 e não foi sepultada; seu corpo permaneceu exposto no oratório até 1595, ocasião em que foi transferido para a igreja anexa ao mosteiro, hoje dedicada a ela. “O seu corpo permanece incorrupto e dele provém o pequeno fragmento de osso que agora expomos aqui em Curitiba”, argumenta padre Maicon, lembrando que o Santuário também possui uma Relíquia de Segundo Grau – um fragmento de veste utilizado pela Santa.

Horário de missas: Dia devocional (22 de cada mês): 7h, 9h, 16h e 19h (missas com novenas) / Novena perpétua (toda quinta-feira): 9h, 16h e 19h

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.