Faltando pouco tempo para o Dia dos Pais, celebrado no domingo (10), há quem ainda não sabe o que comprar de presente, deixando para procurar de última hora. Se você é uma dessas pessoas, saiba que isso pode ser reflexo de um hábito social, como aponta uma pesquisa realizada por três universitárias da FAE Centro Universitário, em Curitiba: Beatriz Dodorico, Carmela Oleksy e Camila Nishi, com a orientação do professor Adriano Toledo.

continua após a publicidade

A pesquisa sobre hábitos de compras contou com a resposta de 672 pessoas e levou em consideração os seguintes critérios: sexo, idade, renda, estado civil, quantidade de filhos, rotina e ocupação. Conforme apurado pelas universitárias, a conclusão foi de que mulheres entre 30 e 59 anos demonstram ter uma rotina mais agitada e, consequentemente, realizam compras de última hora com maior frequência do que homens e pessoas de outras faixas etárias.

Além disso, o estudo também mostrou que pessoas em relacionamentos sérios ou solteiras tendem a realizar mais compras on-line de última hora. Viúvos e divorciados, entretanto, evitam essa prática garantindo os presentes com maior antecedência.

Por que as pessoas deixam para fazer compras de última hora?

Para a universitária Carmela Oleksy, a pesquisa começou com o objetivo de responder o motivo das pessoas deixarem para comprar presentes de última hora, o que reflete em grandes aglomerações em shoppings da cidade. Segundo ela, os resultados foram surpreendentes.

continua após a publicidade

“Tem algum fator racional para isso? É dinheiro? É falta de mobilidade? É falta de vontade? Foi mais uma curiosidade, porque é uma coisa muito presente na nossa rotina”, explica.

Carmela destaca que o estudo revelou que a falta de tempo está muito mais ligada ao adiamento das decisões de consumo do que a renda, por exemplo.

A pesquisa foi realizada pelas estudantes Beatriz Dodorico, Carmela Oleksy e Camila Nishi. Foto: Arquivo Pessoal

Na hora de comprar presentes, qual é a data mais importante?

continua após a publicidade

Além dos hábitos de consumo, a pesquisa também fez um levantamento sobre as datas comemorativas mais importantes para a compra de presentes em Curitiba. Conforme a análise dos resultados, os aniversários foram considerados como a data comemorativa mais significativa pelos curitibanos entrevistados. Carmela ressalta que o Dia dos Pais ficou em quarto lugar, atrás de aniversário, Natal e Dia das Mães, respectivamente.

“A gente achou que o Natal seria a principal, até por estar tudo muito lotado. Só que na verdade é o aniversário. Uma coisa que a gente acaba não vendo muito, porque o Natal é o mesmo dia pra todo mundo, aniversário não”, explica a estudante.

Além disso, ao invés dos cosméticos, as roupas são os presentes mais comprados pelos participantes da pesquisa, ao contrário do que a equipe imaginava.

Como futura publicitária, Carmela destaca que a pesquisa foi interessante e deve ser vista, principalmente, a partir de um olhar estratégico. Isso porque as marcas acompanham hábitos sociais na hora de criar campanhas mais assertivas que possuem o objetivo final de vender.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉