Maior do mundo

Solução de Curitiba para metrô, biarticulados revelam curiosidades. Confira!

Foto: Ricardo Marajó / SMCS.

Ônibus que mudou o modo de deslocamento no transporte coletivo em Curitiba e projetou o sistema de canaletas exclusivas BRT (Bus Rapid Transport) para o mundo, o biarticulado completa 30 anos em 2022. O famoso busão virou um dos cartões-postais da capital. Por isso, nada mais honesto que homenagear o grande meio de transporte de Curitiba. Confira a seguir cinco curiosidades sobre o biarticulado:

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Primeiro biarticulado do país

Curitiba foi a primeira cidade do País a adotar o biarticulado no sistema de transporte público. Após três décadas, o ônibus com quatro eixos, duas articulações e capaz de transportar 250 passageiros – mais que o dobro de um veículo convencional – está consolidado no dia a dia da população e virou um dos ícones da cidade. 

Biarticulados podem somar até 32 mil passageiros

Considerando a capacidade total de 250 passageiros por veículo, existe atualmente 131 biarticulados em circulação na capital. Num cálculo rápido, é possível dizer que até 32 mil pessoas podem circular com o veículo pela capital. São dez linhas, todas de grande circulação de passageiros: 203 Sta Cândida/C.Raso; 303 Centenário/C. Comprido; 503 Boqueirão; 502 Circular Sul (Horário); 602 Circular Sul (Anti-horário); 350 Fagundes Varela/Pinheirinho; 603 Pinheirinho; 500 Ligeirão Boqueirão; 200 Ligeirão Sta Cândida/Pça do Japão; e 550 Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes.

Foto: SMCS / divulgação.

Nosso “metrô” barateza

Os primeiros biarticulados começaram a circular em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão, na linha 503 Boqueirão, no segundo semestre de 1992. Foram 30 biarticulados, na cor prata, com capacidade para 200 passageiros cada e com 24,5 metros de comprimento e 2,50 metros de largura.

O biarticulado começou a ser desenvolvido, no entanto, no fim da década de 1980, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a montadora sueca Volvo, que tem fábrica na CIC.

O objetivo era criar um modelo com grande capacidade de passageiros, de menor custo que o metrô, rápido e confortável para o passageiro. Junto com o biarticulado, Curitiba virou referência em BRT, e exportou a solução para o mundo. 

Juntos, biarticulados podem dar a volta na Arena da Baixada

O Estádio Joaquim Américo Guimarães, conhecido popularmente como a Arena da Baixada, tem 105 x 68 metros de extensão. Se juntos, todos os 131 biarticulados de Curitiba formassem uma fila, daria para dar uma volta em torno do estádio. Isso porque cada veículo tem 28 metros de comprimento.

Maior do mundo

A partir de 2011, como um novo marco de inovação, Curitiba apresentou ao mundo o biarticulado de carroceria Neobus BRT, que foi lançado com um design futurista, de formato curvo/arredondado em suas extremidades, remetendo-o a um trem bala. O veículo, com três metros a mais de comprimento, totalizando 28 metros, foi considerado o maior biarticulado do mundo na época.
 
Com o novo ciclo de renovação, os veículos vieram equipados, a partir de 2018, com novas tecnologias de segurança, como a que garante a redução automática da velocidade dos biarticulados nas canaletas quando próximos a locais de grande fluxo, como shoppings, praças e escolas. Os ônibus novos também possuem câmeras internas no salão de passageiros e externa para apoio ao motorista, bem como sistemas de suspensão e frenagem mais eficientes.