Automobilismo

Marcos Gomes e Antonio Pizzonia vencem a última corrida da Stock em Curitiba

A estreia da temporada 2016 da Stock Car vai ser lembrada de uma maneira diferente. A corrida até teve sua emoção na disputa pela liderança, mas o vencedor (a dupla Marcos Gomes e Antonio Pizzonia) ficou em segundo plano. O que ficou marcado mesmo foi o clima de nostalgia e de saudade que pairou no Autódromo Internacional de Curitiba, que ontem recebeu sua última corrida da categoria. Em julho, o autódromo será fechado, o que gerou muita tristeza por parte do público, mas principalmente dos pilotos.

“A gente ainda fica na expectativa que tenha mais (corridas), mas deve ter sido mesmo a última. Quem sabe façam um outro autódromo, porque Curitiba não pode ficar sem corridas. Depois que acaba a corrida, a gente lamenta que essa estrutura vá se desmanchar”, disse o curitibando Júlio Campos, da equipe C2 Team, e que não conseguiu terminar a corrida de ontem.

Melhor paranaense entre os pilotos da categoria (o convidado Rodrigo Sperafico terminou em quarto), o também curitibano Ricardo Zonta, que terminou em sexto lugar, lamentou não poder se despedir da casa com um pódio. “A gente queria terminar no pódio para encerrar essa passagem por Curitiba. Chegamos perto, mas não deu. Uma pena, porque vamos sentir muita falta de correr aqui”, afirmou o piloto da Shell Racing.

Comoção nacional

Mas não foram só os paranaenses que lamentaram a perda do autódromo. De forma geral, todos os pilotos da categoria admitiram que vão sentir falta de correr por aqui.

“Eu gosto muito daqui. Tive duas vitórias aqui, poles e algumas corridas interessantes. A gente fica triste, o esporte perde muito com esse fechamento do autódromo. A pista daqui é muito particular, com asfalto bom, um dos melhores do Brasil e vai deixar muita saudades”, disse o paulista Átila Abreu, companheiro de equipe de Zonta.

Opinião semelhante à de Vitor Genz, piloto da Eisenbahn Racing Team. “Todos os pilotos estão muito tristes. É uma pista que todo mundo gosta. Desde que eu tinha 19 anos eu corria nessa pista. Ela mistura muita coisa, racha, curva de alta, e o público lota a arquibancada. Sempre é muito ruim perder um autódromo assim”, ressaltou o gaúcho.

Marcos Gomes e Pizzonia vencem

A temporada 2016 da Stock Car começou sem grandes novidades. Se em 2015 Marcos Gomes fez bonito e terminou como campeão, ao menos na primeira etapa deste ano ele manteve o ritmo e faturou a Corrida das Duplas em Curitiba. O detentor do título contou com auxílio de seu parceiro Antonio Pizzonia para levar a melhor.

Naquela que marcou a despedida do Autódromo Internacional de Curitiba, a corrida foi bastante emocionante, mas no fim a experiência de Pizzonia ajudou e Marcos Gomes subiu ao lugar mais alto do pódio. A segunda posição ficou com Allam Khodair e seu parceiro, o português António Félix da Costa. Ricardo Maurício e Guilherme Salas, que largaram na pole, terminaram em terceiro.
Para ficar com a vitória, Marcos Gomes precisou fazer uma prova de recuperação. Depois de largar em quinto, o atual campeão fez bonito na pista e entregou o carro para Pizzonia na segunda posição. O ex-piloto da Fórmula 1, então, completou o serviço, ultrapassou o jovem Salas e garantiu o triunfo.

Quem decepcionou foi Rubens Barrichello. O também ex-piloto da Fórmula 1 largou na segunda posição, mas já de início errou e foi parar na grama, sendo ultrapassado por Thiago Camilo. Depois, perdeu terreno também para Khodair e Marcos Gomes. Para piorar, seu parceiro Augusto Farfus foi punido e a parceria terminou apenas na 20ª posição.