Mistério atrás das grades

Mais um detento é encontrado morto na PEP I

Mais um presidiário foi encontrado morto na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP I). Edmilson Novaes, 29 anos, que foi preso em Foz do Iguaçu em 2009 por homicídio, foi encontrado desacordado na tarde de domingo por agentes penitenciários. Ele foi levado para a enfermaria, onde foi constatada a morte. Em menos de 20 dias, é o quarto detento morto em presídios em Piraquara. Os dois primeiros casos são tratados como suicídio e aconteceram na Penitenciária Central do Estado (PCE), no final do mês passado.

O delegado Osmar Feijó, de Piraquara, foi comunicado ontem desta última morte e instaurou novo inquérito. Segundo ele, Edmilson foi preso em abril de 2009 em Foz e foi transferido para a PEP I dois meses depois porque foi flagrado com drogas dentro do presídio. Por volta das 17h20 de domingo, ele foi encontrado sem sinais vitais, depois de um tumulto de presos. “Possivelmente eles fizeram barulho para desviar a atenção. Quando entraram nessa galeria encontraram o preso desacordado. Vamos ouvir os demais da cela para saber o que aconteceu”, disse Feijó.

Na semana passada, Eleandro Hardrich da Costa, 27, foi assassinado a golpes de lâmina de barbear no pescoço por um colega de cela na PEP. A polícia investiga se há ligação entre os casos, uma vez que o Primeiro Comando da Capital (PCC) estaria por trás da morte de Eleandro, que estava preso por tráfico de drogas e foi morto porque supostamente infringiu uma norma da facção. Um dos presos ouvidos assumiu a autoria da morte de Eleandro.