Nesta quarta-feira (21), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba registraram crescimento significativo no número de atendimentos, o que resultou em maior tempo de espera para os cidadãos que necessitam de cuidados médicos.

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Na UPA do Boa Vista, por volta das 17 horas, 107 pessoas aguardavam por atendimento, com tempo médio de espera de 4 horas e 48 minutos. Apesar da presença de sete médicos de plantão, os pacientes foram orientados a considerar alternativas para assistência médica, como entrar em contato com a Central Saúde Já.

A previsão de quem estava trabalhando na unidade era de aumento no tempo de espera para 6 horas. Ainda conforme informações repassadas no local, a maioria das unidades estavam com movimento intenso.

Tempo de espera próximo de cinco horas na UPA Boa Vista. Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz | Tribuna do Paraná

Por que UPAs estão cheias?

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) explicou que a alta nos casos de doenças respiratórias tem sido a principal causa do aumento na procura pelos serviços. Em nota enviada à Tribuna, a Secretaria destacou que, em situações de emergência, o atendimento é prioritário e imediato, sem necessidade de aguardar na fila. Confira o que diz o comunicado oficial:

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“As UPAs são unidades voltadas ao atendimento de emergência de ocorrências graves, como infartos, AVC, entre outros – ou seja, aquelas que implicam em risco de morte e necessitam, portanto, de diagnóstico e atendimento imediato.

Porém, por conta do período atual de sazonalidade das doenças respiratórias, algumas UPAs podem registrar uma demanda maior por atendimentos de baixa complexidade em alguns momentos. O aumento desta demanda pode impactar em tempo maior de espera, para casos não urgentes, que correspondem a cerca de 80% dos atendimentos nas UPAs. 

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Seguindo protocolos internacionais de classificação de risco, pessoas com casos menos urgentes e complexos podem precisar aguardar mais tempo para atendimento, para que casos de urgência e emergência tenham o atendimento priorizado.”

Sintomas leves? Pacientes podem procurar teleatendimento

A SMS reforça que pacientes com sintomas leves podem utilizar o teleatendimento da Central Saúde Já Curitiba, disponível pelo telefone (41) 3350-9000. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos fins de semana, das 8h às 20h.

Outra opção é buscar atendimento diretamente na unidade de saúde de referência. Os endereços dos postos podem ser consultados no site oficial da Prefeitura de Curitiba.