Vem muita chuva!

Litoral do Paraná em alerta vermelho para muita chuva; Curitiba tem temporal

Imagem mostra o céu carregado em Curitiba.
Foto: Leonardo Coleto/Tribuna do Paraná.

A previsão do tempo indica uma virada brusca nas condições climáticas no Paraná. Depois de dias marcados por calor acima dos 30°C, o estado entra em um período de instabilidade severa, com alerta vermelho para acumulado de chuva no leste paranaense e alerta laranja para temporais em todo o Paraná, incluindo a capital. A mudança começa já nesta sexta-feira (20/02), com chuva em Curitiba que deve se estender pelo sábado (21/02), elevando o risco de alagamentos, enxurradas e transtornos.

O alerta vermelho foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e classifica a situação como de “Grande Perigo” para acumulado de chuva no leste do estado — região que inclui Curitiba e o litoral. Esse nível é o mais alto na escala do órgão e indica potencial para volumes expressivos em curto período, com risco elevado de desastres associados à chuva intensa. Este alerta vermelho é válido até às 9h de sábado.

Além disso, a partir desta sexta-feira, todo o Paraná entra em alerta laranja para temporais, também conforme o Inmet. O nível laranja representa perigo, com possibilidade de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Na prática, o que muda no tempo em Curitiba e nas demais regiões do estado é a combinação de calor e umidade, que favorece a formação de nuvens carregadas e episódios de chuva forte.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), “as instabilidades voltam a se intensificar no Paraná nesta sexta-feira, em função da atuação de um sistema de baixa pressão nos países vizinhos e da circulação dos ventos em níveis baixos da atmosfera. Além disso, espera-se mais um dia com calor no estado, com temperaturas acima dos 30°C em muitas cidades. Nestas condições, há formação de áreas e linhas de instabilidade, as quais provocam tempestades (chuva expressiva, raios e rajadas de vento fortes)”.

A Defesa Civil do Paraná reforça que há risco de tempestades severas, chuva intensa em curto espaço de tempo, rajadas de vento fortes, descargas elétricas e granizo localizado. Entre os possíveis impactos estão queda de galhos, alagamentos, transbordamento de córregos, destelhamentos, danos em plantações, redução da visibilidade em rodovias e até interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Para quem acompanha o clima em Curitiba, o cenário é de atenção redobrada especialmente entre sexta e sábado, quando os acumulados podem ser mais significativos.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google