que teste

Ligeirão Norte-Sul tem teste de fogo em seu primeiro dia

Veículos da nova linha ficaram parados na estação central e viagem chegou a demorar 2h30. Foto: Lineu Filho
Veículos da nova linha ficaram parados na estação central e viagem chegou a demorar 2h30. Foto: Lineu Filho

Os bloqueios ao redor do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, na noite desta quarta-feira (28), causaram transtorno também para quem dependia das linhas de ônibus que trafegam pelo centro de Curitiba, especialmente as expressas que ligam a região norte da cidade à área central.

A nova linha do ligeirão, que estreou nesta quarta e liga o Terminal Santa Cândida à Praça do Japão, ficou por cerca de uma hora e meia fora de operação, já que a linha passa pela Rua Presidente Faria, que fica atrás do prédio da UFPR, e usa a Estação Central, na mesma rua, como ponto de parada. Além da nova linha, outras rotas de ônibus que usam a estação ficaram sem circular.

Quem dependia dos ônibus para transitar precisou de paciência. A gerente Marluce Rosa Sampaio, de 53 anos, foi uma das afetadas pelo bloqueio no Centro. Para sair da Praça do Japão e chegar ao Terminal Santa Cândida, viagem que a prefeitura estima que dure cerca de 20 minutos, a gerente demorou 2 horas e 25 minutos. “Com o ligeirão demorei esse tempo. Peguei o ônibus às 18 horas e cheguei agora”, relatou, por volta das 20h30.

Segundo Marluce, além da demora, o acúmulo de pessoas tornou desagradável a ‘experiência’ de andar com o novo ônibus. “Viagem terrível, gente descendo dos ônibus, crianças quase esmagadas, todo mundo estava reclamando”, sentenciou.

No Terminal Santa Cândida, também havia reflexos da ‘paralisação’ dos ônibus. Por volta das 20 horas, havia muitas filas nos pontos do terminal, já que as linhas não chegavam e saiam do local. O serviço só foi restabelecido por volta das 21 horas, já que os ônibus passaram a adotar um desvio para contornar o bloqueio e voltar a circular.

‘Comício’ de Lula agita o centro de Curitiba. Acompanhe